06 jun, 2023 - 07:35 • Hugo Monteiro com Lusa
Os concelhos de Machico e Santa Cruz, na Madeira, onde na segunda-feira houve alguns deslizamentos de terra devido ao mau tempo, voltaram durante a noite a registar ocorrências semelhantes, mas sem gravidade, segundo os bombeiros locais.
Em declarações à Renascença, o presidente do Serviço Regional da Proteção Civil da Madeira, António Nunes, revela terem sido recebidas 71 chamadas, sobretudo no Funchal, Santa Cruz e Machico.
"Os eventos mais significativos e que nos causam alguma preocupação, ainda de forma controlada, são as derrocadas que nos impedem o acesso à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra, uma derrocada que impede também o acesso a uma pequena localidade no concelho Câmara de Lobos, Fajã das Galinhas, e uma queda de um telhado de uma habitação, pelo excesso do peso da água em Santa Cruz e que provocou um desalojado", adianta.
Relativamente "à questão das ribeiras", António Nunes diz que apresentam um caudal dentro da normalidade e que não trazem "preocupações adicionais", uma vez que não chegam "nem sequer a 25% da sua capacidade".
Quarenta mil alunos com ordem para ficar em casa n(...)
Esta terça-feira, mantêm-se vários troços de estradas regionais cortados ou condicionados e alguns voos de e para o aeroporto da ilha foram cancelados.
Na segunda-feira, a Câmara Municipal de Machico, no extremo leste da Madeira, indicou que foram registadas várias ocorrências relacionadas com pequenas derrocadas que provocaram o encerramento parcial das estradas, transbordo de ribeiros e ligeiras inundações, mas sem registo de situações de gravidade.
Em Santa Cruz, também na zona leste, o serviço municipal de proteção civil registou na segunda-feira à noite 19 ocorrências, ao passo que o município de Câmara de Lobos, contíguo ao Funchal a oeste, reportou como ocorrência mais significativa uma derrocada na Fajã das Galinhas, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, que tornou intransitável a estrada de acesso à localidade.
Oitos voos de e para o aeroporto da Madeira foram cancelados esta terça-feira devido ao mau tempo que está a afetar a ilha e que levou à emissão de um aviso vermelho por causa da previsão de chuva forte.