Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Depressão Óscar. Escolas fechadas terça-feira na Madeira

05 jun, 2023 - 20:43 • Ricardo Vieira e José Carlos Silva

Quarenta mil alunos com ordem para ficar em casa na ilha da Madeira. Câmara do Funchal também encerra serviços não essenciais devido às previsões de mau tempo.

A+ / A-

As escolas vão estar fechadas amanhã, terça-feira, na ilha da Madeira, devido à passagem da depressão Óscar.

A informação foi avançada pelo governo regional da Madeira, em comunicado enviado à Renascença.

A decisão de encerrar as escolas no arquipélago foi tomada "após contacto mantido, ao início desta noite, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para uma atualização das previsões meteorológicas relativas à passagem da Depressão Óscar".

As autoridades decidiram "suspender a atividade letiva em todas as escolas e em todos os níveis de ensino na ilha da Madeira esta terça-feira (6 de junho)".

Os estabelecimentos de ensino deverão reabrir na quarta-feira, 7 de junho, indica o governo regional.

Os serviços administrativos da Câmara do Funchal, museus, espaços culturais, recreativos e desportivos vão estar encerrados na terça-feira para reduzir a circulação de pessoas no concelho, devido às previsões de mau tempo para a Madeira.

Ouvido pela Renascença, o coronel António Nunes, da Proteção Civil da Madeira, diz que, para já, a situação está controlada na ilha.

“Não há nenhuma situação que mereça cuidados especiais. Têm sido apenas as tampas dos esgotos, algumas pequenas árvores ou ramos que caíram. Temos 20 equipas no terreno e temos conseguido debelar todas estas pequenas ocorrências. Houve uma derrocada aqui ou ali em algumas estradas, mas sem motivo para o encerramento das estradas. As ribeiras apresentam um caudal adequado para a quantidade de chuva que tem caído”, afirma o coronel António Nunes.

A queda de chuva ultrapassou esta segunda-feira o nível de aviso vermelho em três pontos nas serras sobranceiras à cidade do Funchal, na Madeira, indicou o delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Victor Prior.

O responsável explicou, em declarações à agência Lusa, que o limite de 60 litros por metro quadrado em seis horas (60 mm/6 h) foi ultrapassado no Chão do Areeiro, a 1.500 metros de altitude, onde a precipitação atingiu 117 mm, e no Pico Alto, a 1.100 metros de altitude, que registou 110 mm.

A operação no aeroporto do Funchal está condicionada devido ao mau tempo. Desde o início da tarde desta segunda-feira, foram cancelados 25 voos, entre partidas e chegadas.

Há ainda oito voos que divergiram para outros destinos por causa da chuva e do nevoeiro que se fazem sentir na zona do aeroporto do Funchal.

[notícia atualizada às 22h14]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+