Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo da Madeira encerra percursos pedestres devido a alerta vermelho para chuva

04 jun, 2023 - 17:13 • Lusa

A região autónoma da Madeira tem mais de 30 percursos pedestres recomendados, as denominadas "levadas" que são uma das principais atrações turísticas do arquipélago.

A+ / A-

Os percursos pedestres classificados da Madeira estarão encerrados segunda e terça-feira na sequência do alerta vermelho devido às previsões de forte precipitação emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, informou este domingo o Governo Regional.

A medida foi comunicada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza do arquipélago, considerando que "devido à ocorrência de chuva forte nas regiões montanhosas se torna perigoso caminhar nas zonas montanhosas e área florestal, devido a derrocadas, quedas de pedras e eventualmente queda de árvores".

A região autónoma da Madeira tem mais de 30 percursos pedestres recomendados, as denominadas "levadas" que são uma das principais atrações turísticas do arquipélago.

No mesmo documento, o governo madeirense destaca que o alerta vermelho é o mais grave numa escala de cinco, desaconselhando qualquer atividade lúdico/desportiva nestas zonas e apelando à população e visitantes a "não se deslocrem para estes locais enquanto vigorarem alertas meteorológicos".

O instituto ainda indica que a estrada florestal de ligação entre a Eira do Serrado e o Pico do Areeiro, um dos pontos mais altos e procurados da ilha, estará também encerrada neste período. .

Também o Serviço Proteção Civil da Madeira emitiu um documento com recomendações à população face às previsões de períodos de chuva forte que colocam o arquipélago em alerta vermelho durante 24 horas, a partir das 15h00 horas de segunda-feira.

Devido às previsões de mau tempo, a empresa concessionária das ligações marítimas entre as duas ilhas da região autónoma, a Porto Santo Line, anunciou que a viagem do navio Lobo Marinho programada para segunda-feira com saída do Porto Santo às 18:00 horas foi antecipada para as 12h00 horas.

Oscar é nome da depressão

A depressão que vai causar chuva intensa e vento na Madeira entre segunda-feira e terça-feira já foi batizada com o nome Óscar, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). .

Segundo um comunicado do IPMA, "foi atribuído pela AEMet (agência estatal de meteorologia de Espanha) o nome Óscar" à "depressão complexa" que deverá atingir as ilhas da Madeira, e terá impacto no continente a partir de quarta-feira, mas com menos intensidade.

A tempestade Ana foi a primeira a ser batizada em Portugal, em 2017, e a ideia resultou de uma colaboração entre as agências de meteorologia de Portugal (IPMA), AEMet (Espanha) e MétéoFrance (França). Os nomes são escolhidos a partir de uma lista, de A a Z, definida antecipadamente. .

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+