Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério pede serviços mínimos na greve dos professores aos exames e avaliações

31 mai, 2023 - 19:11 • Ricardo Vieira

Nove organizações sindicais de professores anunciaram esta quarta-feira que vão fazer greves aos exames nacionais e às avaliações finais.

A+ / A-

O Ministério da Educação vai pedir que sejam decretados serviços mínimos na greve dos professores aos exames e avaliações finais.

"Esta decisão visa garantir o interesse dos alunos e famílias - em particular na dimensão de previsibilidade que o ciclo avaliativo deve ter". refere o gabinete do ministro João Costa, em comunicado.

A tutela refere que "acresce a necessidade de garantir o acesso ao ensino superior".

O Ministério da Educação argumenta que "o direito à avaliação e a conclusão dos processos avaliativos são determinantes para a matrícula e inscrição no próximo ano letivo, dando, em particular aos alunos que terminam ciclos e mudam de escola ou de percurso, o tempo e as condições para as suas escolhas, a serenidade às escolas para a preparação do próximo ano letivo sem necessidade de convocatórias sucessivas de reuniões de avaliação".

O ministro João Costa destaca o que diz serem os "avanços feitos nos últimos meses que resultaram em decisões muito relevantes para os professores", nomeadamente, "a introdução de escalões remuneratórios para professores contratados, o reposicionamento na carreira dos milhares de professores que vão vincular já este ano, o dispositivo de aceleração das carreiras para mitigação dos efeitos do congelamento, entre outras medidas específicas para a carreira docente".

Estas medidas comportam um investimento de cerca de 300 milhões de euros na valorização da carreira docente, sublinha o Ministério da Educação.

Nove organizações sindicais de professores anunciaram esta quarta-feira que vão fazer greves aos exames nacionais e às avaliações finais, deixando ainda a promessa de manter a luta no próximo ano letivo, se os problemas se mantiverem.

De acordo com Mário Nogueira, a "bola" está agora do lado do Ministério da Educação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+