Tempo
|
A+ / A-

Governo estuda alargar acelerador de progressões a mais trabalhadores

31 mai, 2023 - 21:07 • Lusa

Inês Ramires admitiu ainda ponderar sobre o alargamento do acelerador aos trabalhadores que tenham mudado de carreira e que não estão contemplados na proposta inicial do Governo.

A+ / A-

A secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, admitiu hoje estudar a possibilidade de alargar o acelerador de progressões a alguns trabalhadores com contrato individual e também a funcionários que tenham mudado de carreira. .

A governante falava aos jornalistas no final das rondas negociais com os sindicatos, no Ministério da Presidência, em Lisboa, para discussão da medida que prevê acelerar as progressões na carreira, a partir de 2024, a trabalhadores com 18 anos de antiguidade e que foram abrangidos pelos dois congelamentos que ocorreram entre 2005 e 2007 e entre 2011 e 2017.

Os sindicatos defenderam que a medida devia ser alargada aos contratos individuais de trabalho da administração pública, tendo Inês Ramires indicado que o Governo vai avaliar as propostas sindicais, nomeadamente quanto aos trabalhadores dos hospitais EPE "onde pode haver um paralelo" com os regimes da função pública.

"O que nos comprometemos é: se os trabalhadores com contrato individual de trabalho preencherem os dois requisitos, que é estarem nos dois períodos de congelamento, terem pelo menos os 18 anos de antiguidade e avaliação de desempenho à imagem do SIADAP [sistema de avaliação de desempenho da administração pública] ou sistemas adaptados, estudaremos o assunto", afirmou.

Inês Ramires admitiu ainda ponderar sobre o alargamento do acelerador aos trabalhadores que tenham mudado de carreira e que não estão contemplados na proposta inicial do Governo.

Segundo exemplificou, em causa poderão estar situações como a de um técnico superior que passou a inspetor, ou de um assistente técnico que passou a técnico superior, cujo desenvolvimento da carreira possa ter sido afetado pelos congelamentos.

A secretária de Estado referiu ainda que apresentou aos sindicatos a proposta do Governo sobre a revisão das carreiras de informática, propondo a criação de duas carreiras especiais - especialista de sistemas e tecnologias de informação e de técnico de sistemas e tecnologias de informação. .

A secretária de Estado esteve reunida com Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap), a Frente Comum e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    01 jun, 2023 Lisboa 07:52
    Estarão os trabalhadores DEFICIENTES portugueses condenados em Portugal por serem permanentemente impedidos de ingressarem na carreira de Técnico Superior e de se realizarem profissionalmente como até hoje acontece 01/06/2023? A Administração Pública portuguesa continua a ter trabalhadores DEFICIENTES,, que seja do meu conhecimento, LICENCIADO, com mais de 80 ações de formação profissional frequentadas até hoje, com aproveitamento, por sua exclusiva iniciativa, mas que apesar de reunirem todas as condições para ingressarem na carreira de Técnico Superior, continuam, diariamente, a serem impedido pelos que assim, em nome de Portugal, os fingem dirigir, queimando totalmente a carreira profissional, sem que partidos da oposição, Sindicatos da Administração Pública, Provedoria de Justiça, instituições de solidariedade social, etc, algo de sério, responsável e profissional tivessem assumido para repararem este homicídio profissional até hoje 01/06/2023. São estas as formas fingidas de dignificar quem trabalha e de NINGUÉM FICAR PARA TRÁS como o Primeiro Ministro Prometeu e que este exemplo prova que nunca cumpriu?

Destaques V+