Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há advogados a atender clientes em cafés e centros comerciais

30 mai, 2023 - 07:50 • Hugo Monteiro , Olímpia Mairos

Denúncia parte do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados. Este é um fenómeno crescente desde a pandemia - que levou muitos advogados a perder clientes, com a consequente perda de capacidade económica para alugar um escritório.

A+ / A-

Há advogados a atender clientes em cafés e centros comerciais. A maioria por falta de condições económicas para pagar a renda de um escritório. Só este ano, já chegaram cerca 15 queixas nesse sentido ao Conselho Regional do Porto (CRP) da Ordem dos Advogados (OA). O ano passado foram mais de 40.

“Temos cerca de 15 reclamações de clientes que foram atendidos quer em centros comerciais, quer em cafés. Estamos a falar de Porto cidade e de Braga”, diz à Renascença o presidente do CRP da OA, Jorge Barros Mendes, acrescentando que o ano passado tiveram “mais de 40 queixas”.

Barros Mendes explica que esta é uma situação que viola o sigilo profissional a que estes profissionais estão sujeitos. Todos os casos são analisados pelo conselho de deontologia.

“Nós temos que atender os clientes e falar com os clientes no recato”, diz o advogado, alertando que não se pode “estar a atender clientes em estabelecimentos comerciais, correndo o risco de na mesa ao lado a estar toda a gente a ouvir aquilo que o cliente está a dizer”.

“Violação flagrante do estatuto”

Nestas declarações à Renascença, Jorge Barros Mendes diz que o que está a acontecer é “uma violação flagrante do estatuto, porque põe em causa a regra principal da profissão, que é o sigilo profissional”.

“Nós aqui temos uma infração disciplinar e, portanto, aquilo que tem acontecido quando as queixas chegam ao Conselho Regional do Porto, nós remetemos inevitavelmente as queixas para o Conselho de Deontologia que há de apreciar a infração disciplinar”, acrescenta.

Este é um fenómeno crescente desde a pandemia - que levou muitos advogados a perder clientes, com a consequente perda de capacidade económica para alugar um escritório.

Para além de quem não consegue pagar uma renda, entre os advogados que estão a atender clientes em mesas de cafés e centros comerciais estão profissionais de nacionalidade brasileira que desconhecem as regras nacionais.

“Primeiro temos um conjunto de colegas que infelizmente, não têm condições económicas para custear um escritório”, destaca, referindo, ainda, que muitos colegas brasileiros que vêm para o nosso país “não conhecem as regras deontológicas da profissão em Portugal.

Urgente regulamentar escritórios de advogados e domicílio profissional

Por isso, Jorge Barros Mendes considera que “é urgente que o Conselho Geral regulamente a questão dos escritórios de advogados e do domicílio profissional” e que encontre “alternativas para conseguir ajudar estes colegas”.

Jorge Barros Mendes admite que os números possam ser mais elevados, até porque muitos clientes desconhecem que o facto de serem atendidos numa mesa de café viola o sigilo profissional. No entanto, há também desconhecimento dos próprios profissionais que podem recorrer à Ordem dos Advogados - que está disponível para ceder espaços para reunirem com os clientes.

“Há de haver mais casos do que aqueles que nos estão reportados. Os que nos estão reportados são sempre num sentido de indignação”, diz, destacando que “a pessoa também não se sente à vontade verdadeiramente para estar a falar do assunto que a leva a procurar um advogado num espaço público”.

O presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados admite que “haverá desconhecimento de grande parte das pessoas efetivamente, mas às vezes também há desconhecimento por parte dos colegas”.

Isto porque - diz - no Conselho Regional do Porto, “se houver um pedido de cedência de instalações de uma sala de reuniões para reunir”, é disponibilizada a sala, referindo que há “alguns colegas nestas condições”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • LEONARDO SARAIVA PAG
    31 mai, 2023 Viana 19:41
    Se a Ordem dos Advogados implementasse salas para utilização dos advogados no atendimento ao público ou coworkings decentes e liberados a categoria não aconteceria isso, pois a Ordem dos advogados sabe muito bem que os advogados são cobrados indevidamente valores absurdos pela caixa de previdência dos advogados e solicitadores e não tem isenção da própria Ordem para início de carreira e periodos de baixa demanda ou doença que precisam viabilizar meios de sobrevivência. Triste realidade em Portugal. Esperemos ações urgente pela Ordem dos Advogados pois decerto dinheiro não falta no robusto caixa para fazer frente com as necessidades dos advogados.
  • Rafael
    31 mai, 2023 Porto 06:32
    Há advogados a trabalhar até morrer sem recebe qualquer apoio por parte da OA, e a preocupação é se estão a atender em cafés e a nacionalidade desses advogados… de certeza que não há nada mais sério para se discutir?
  • Cristina
    30 mai, 2023 Leiria 07:22
    Os honorários destes profissionais são elevados é verdade, mas muitos deles são contratados pela segurança social e dessa forma têm de esperar meses para serem resarcidos desses valores, o que não se compatiliza com as despesas inerentes a um escritório. Em relação aos advogados brasileiros, deviam ter de realizar uma exame á ordem dos advogados portugueses, para poderem exercer a profissão em portugal, se as outras profissões obrigam a realizar exames de equivalência, porque é que para os advogados serão diferentes. A legislação para este ramo deve ser revista.

Destaques V+