Tempo
|
A+ / A-

Greve da CP pode ter impacto já a partir desta terça-feira

30 mai, 2023 - 10:40 • Marta Pedreira Mixão com Lusa

Serão assegurados serviços mínimos para 30% dos comboios urbanos e regionais.

A+ / A-

A greve da CP - Comboios de Portugal marcada para esta quarta-feira pode ter impacto já a partir desta terça-feira nos serviços de transporte, tal como no dia seguinte da greve - 1 de junho, quinta-feira, avança a empresa através de comunicado publicado no site.

"Informamos que, por motivo de greve convocada pelos sindicatos SFRCI, SINFA e SNTSF, para o período compreendido entre as 00h00 e as 23h59 do dia 31 de maio de 2023, preveem-se fortes perturbações na circulação ferroviária, em todos os serviços, com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao período da greve, a 30 de maio e 1 de junho", lê-se na nota.

Para a greve desta quarta-feira serão assegurados serviços mínimos para 30% dos comboios urbanos e regionais e 25% para comboios de longo curso, já que o Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos.

O Tribunal Arbitral considerou que a proposta apresentada pela CP, de serviços mínimos entre 50% e 75% dos comboios programados, era “manifestamente inadequada e desproporcional”, pondo “em causa a própria noção de ‘serviços mínimos’” e diminuindo “ a extensão e o alcance do conteúdo essencial do direito à greve”.

Para o tribunal, aquela proposta equivalia a “privar os utilizadores dos comboios da CP da possibilidade de circular naquele meio durante a totalidade do período coberto pelos avisos de greve “e, na prática, para muitos deles, a não poderem deslocar-se para o trabalho, a escola, o hospital, etc.”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+