Tempo
|
A+ / A-

Mais de 10 mil agentes da PSP na segurança da JMJ

29 mai, 2023 - 15:49 • Filipa Ribeiro

O diretor nacional da PSP acredita que os protestos avançados pelas forças de segurança para a semana da Jornada Mundial da Juventude não vão afetar a operação de segurança.

A+ / A-

Veja também:


Mais de 10 mil agentes da PSP vão estar envolvidos na operação de segurança da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, que vai contar com a visita do Papa Francisco.

O número foi avançado esta segunda-feira pelo diretor da Polícia de Segurança Pública, Magina da Silva, à margem de uma reunião com a organização do evento, na fundação da Jornada Mundial da Juventude.

“Ninguém na PSP vai gozar férias nesses períodos. Diria que, grosso modo, 2.800 polícias reforçarão o Comando de Lisboa, para além da capacidade operacional. Lisboa tem sete mil polícias”, declarou Magina da Silva. Serão também destacados elementos da unidade especial.

Sobre a mobilidade e a estadia dos agentes que vão estar em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude, vindos de outros pontos do país, Magina da Silva indica que será assegurada pelos responsáveis pela PSP e Ministério da Administração Interna.

“Essa pressão vai recair sobre todos. Cabe ao diretor nacional, em conjugação com o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna e com o ministro da Administração Interna, assegurar as condições logísticas adequadas e possíveis para os polícias, que vão ser asseguradas. Ponto final”, declarou o diretor nacional da PSP.

Sem adiantar números, Magina da Silva indica que há já investimento a ser feito por parte do Governo.

“Não sei exatamente quanto, mas estão em curso alguns processos aquisitivos de coisas muito concretas, que vão estar prontos a tempo, nomeadamente, barreiras físicas”, sublinha.

O diretor nacional da PSP garante que o número de agentes previstos vai ser suficiente para garantir a segurança dos milhares de jovens esperados.

Magina da Silva recorda que, sobre quem entra no país, vai haver controlo de fronteiras e acredita que os protestos avançados pelas forças de segurança para a semana da Jornada Mundial da Juventude não vão afetar os trabalhos.

Magina da Silva realça que todos os polícias, “independentemente do grau de satisfação ou insatisfação profissional”, percebem a dimensão do desafio.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+