Tempo
|
A+ / A-

Filinto Lima

Exames em dias feriados? "O Ministério da Educação criou o problema, resolva-o"

29 mai, 2023 - 08:40 • André Rodrigues

Presidente da Associação de Diretores Escolares reconhece que é difícil compatibilizar o calendário das provas de aferição e dos exames nacionais com os muitos feriados municipais, sobretudo nos meses de maio e junho. "Esta é uma situação que levanta questões laborais para professores e funcionários que, naturalmente, têm direito ao descanso do feriado municipal", alerta Filinto Lima.

A+ / A-

Os diretores escolares questionam a possibilidade de alunos e professores serem chamados para a realização de provas de aferição e exames finais do ensino secundário em dias de feriado municipal.

De acordo com o Diário de Notícias desta segunda-feira, está em causa a sobreposição do calendário das provas com vários feriados municipais, nomeadamente em Oeiras, Espinho, Olhão, Ourém, Vila Pouca de Aguiar ou Barreiro.

"Não me lembro de uma situação destas ter ocorrido no passado", constata Filinto Lima que, em declarações à Renascença, assinala que diz não compreender "como é que foi possível, desta vez, marcar exames em feriados municipais", quando, normalmente, "[o Ministério da Educação] tem tido sempre o cuidado de organizar o calendário de modo a não colidir com estes feriados".

Por outro lado, "esta é uma situação que levanta questões laborais para professores e funcionários que, naturalmente, têm direito ao descanso do feriado municipal", acrescenta o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

Questionado sobre que solução dar a esta situação, o presidente da ANDAEP reconhece ser "complicado, nesta altura de muitos feriados municipais, compatibilizar esta situação toda", mas atira a solução para a tutela.

"O Ministério da Educação criou o problema, resolva-o", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    29 mai, 2023 Lisboa 08:53
    Parece que a tal declaração de falta justificada por 3 dias, vai ter muita procura, nessa altura ...

Destaques V+