Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

JMJ. PSP de Leiria com plano de segurança para 15 mil pessoas

22 mai, 2023 - 05:47 • Teresa Paula Costa

Dez mil jovens estrangeiros estão já inscritos. "Dias nas Dioceses" incluem uma missa campal, a 29 de julho, no jardim da Almuinha Grande.

A+ / A-

O Comando Distrital de Leiria da PSP está a preparar o plano de segurança para os “Dias nas Dioceses”, que decorrerão de 26 a 31 de julho, nas várias dioceses do país, antecedendo a realização, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023).

Em entrevista exclusiva à Renascença, o comandante José Figueira revela que tem vindo a realizar reuniões com várias entidades do distrito de Leiria, no sentido de as sensibilizar para a necessidade de reforçar os seus serviços, para garantir a resposta em caso de necessidade.

Em causa estão o Hospital de Leiria, a ARS Centro, o Ministério Público, a Polícia Judiciária, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, as Capitanias de Figueira da Foz, Nazaré e Peniche, a Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários de Leiria, Cruz Vermelha, Exército, Força Aérea e a diocese de Leiria-Fátima, entre outras.

Neste momento estão já inscritos cerca de 10 mil jovens que vão participar, de 26 a 31 de julho, nas atividades em Leiria, por isso, as preocupações são especiais.

“Considerando que estamos perante um grupo-alvo bastante jovem, as preocupações são um pouco maiores”, admitiu José Figueira, que salientou também o facto de se tratar de “jovens de origem estrangeira, que não conhecem tanto o terreno e que são, muitas vezes, estranhos aos nossos hábitos e culturas”, além de estarem longe dos seus progenitores.

A maior preocupação da PSP de Leiria vai para a integridade física dos jovens, com a possibilidade de ocorrerem situações de violência, como furtos ou crimes sexuais. Outra situação que levou a PSP a envolver as capitanias foi a possibilidade de alguns jovens “que nunca viram o mar” se deslocarem para as praias.

PSP de Leiria terá “todo o dispositivo ativo”

Durante a última semana de julho, todo o dispositivo da Polícia de Segurança Pública de Leiria estará ativo.

Este terá, diz o comandante José Figueira, “capacidade de dar resposta a qualquer situação que ocorra”, quer seja de saúde ou da segurança dos jovens.

Segundo o comandante distrital da PSP de Leiria, haverá também um plano previsto para atuação em caso de jovens que se percam.

Um Centro de Comando e Manual de Procedimentos

Nas instalações da Proteção Civil distrital, será criado um centro de comando operacional que acompanhará, em permanência, os "Dias das Dioceses".

Será também elaborado um Manual de Procedimentos para que cada entidade saiba que tarefas lhe competem.

Porque é previsível que os jovens saiam à noite, as zonas de diversão noturna terão mais policiamento.

Missa Campal com 15 mil pessoas

Para o dia 29 de maio, está previsto um dos eventos com maior visibilidade e impacto na cidade de Leiria. No jardim da Almuinha Grande será celebrada uma missa campal, que se prevê venha a concentrar perto de 15 mil pessoas.

Para garantir a segurança dos participantes, a PSP vai delimitar um perímetro de segurança ao qual só terão acesso os autocarros que transportarão os jovens e as entidades envolvidas na operação de segurança.

No local, haverá dois postos de atendimento médico, avança José Figueira.

“No jardim da Almuinha Grande está prevista a montagem de uma tenda que terá pessoal para a primeira emergência de intervenção médica, que avaliará, de acordo com os seus procedimentos e metodologias, a necessidade ou não de evacuação do jovem”.

A esta tenda, juntar-se-á, acrescentou o comandante, “um outro ponto de apoio médico junto ao estádio municipal”. Além disso, “temos todos os equipamentos hospitalares da região que permitirão uma intervenção mais aprofundada, se for o caso”, garante José Figueira.

A PSP está ainda a ponderar a hipótese de vir a fazer ações de sensibilização dos monitores que vão acompanhar os jovens para que eles lhes transmitam alguns comportamentos preventivos que devem ter num país desconhecido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+