Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Galamba

SIRP desmente Frederico Pinheiro. SIS não coagiu nem ameaçou ex-adjunto de Galamba

18 mai, 2023 - 14:46 • Joana Azevedo Viana com Lusa

Secretas desmentem "categoricamente" acusações feitas por Frederico Pinheiro na comissão de inqúerito à TAP.

A+ / A-

O Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP) rejeitou, esta quinta-feira, que o Sistema de Informações de Segurança (SIS) tenha coagido ou ameaçado Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba.

Em comunicado, "o SIRP/SIS desmente categoricamente que tenha proferido ameaças ou coagido o dr. Frederico Pinheiro, no âmbito dos contactos com este, estabelecidos no sentido de que entregasse o equipamento do Estado na sua posse, o qual teria informação classificada".

No mesmo documento, enviado às redações horas antes da audição de Galamba na comissão parlamentar de inquérito à TAP, as secretas manifestam "total disponibilidade para prestar esclarecimentos aos órgãos de fiscalização competentes", dando destaque ao "dever de sigilo" e ao regime do segredo de Estado ao qual estão sujeitas.

Ouvido ontem na mesma comissão de inquérito, Frederico Pinheiro disse aos deputados que não furtou computador nenhum, como foi acusado aquando da sua exoneração.

"Sou o agredido, não o agressor"

"Não roubei nem furtei computador nenhum, não parti nenhum vidro, não agredi ninguém", assegurou. Pelo contrário, adiantou o ex-adjunto de Galamba, quatro elementos do gabinete do Ministério das Infraestruturas "atirarm-se para cima" dele.

"Agarraram-me, empurraram-me e tentaram tirar-me a mochila", relatou. "Estas acusações do Governo são falsas", sublinhou. "Sou o agredido e não o agressor. Tenho relatório médico."

De acordo com a descrição feita pelo ex-adjunto de João Galamba, o agente do SIS ter-lhe-á dito que estava a ser pressionado "de cima" e que era melhor resolver a questão "a bem".

“A pessoa que me telefonou é um homem que se identifica como agente do SIS, refere que está a ligar por causa do computador e da informação que lá está”, respondeu Frederico Pinheiro, após questionado sobre a intervenção daquela entidade na recuperação do seu portátil de serviço, após ter sido exonerado, por telefone, em 26 de abril.

Alertado por familiares quanto à competência do SIS para aquela intervenção, Frederico Pinheiro disse ter expressado as suas dúvidas ao agente, que “refere que está a ser muito pressionado de cima”, admite saber que há informação classificada no computador e sugere que “o melhor” é resolver a questão “a bem”.

Segundo o ex-adjunto, “esta ameaça é repetida mais de duas vezes”.

O Sistema de Informações da República Portuguesa conta com o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) e o Serviço de Informações de Segurança (SIS), que são os dois braços operacionais do Sistema e os únicos que podem produzir informações.

[atualizado às 14h59]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+