Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Fiquei com a sensação de que falhei". Marta Temido "triste" com emigração de médicos

17 mai, 2023 - 11:15 • André Rodrigues

Recordando os tempos de pandemia, a ex-ministra da Saúde reconhece que, "se pudesse voltar atrás", teria melhorado a comunicação com a população. Questionada sobre o seu futuro político, com uma eventual candidatura autárquica a Lisboa, Marta Temido admite que "pode ser um caminho interessante", mas "não está em cima da mesa".

A+ / A-

A ex-ministra da Saúde Marta Temido reconhece que falhou enquanto ministra da Saúde.

Em causa, está a emigração de médicos e outros profissionais de saúde que alegam falta de condições no Serviço Nacional de Saúde.

Convidada d'As Três da Manhã, da Renascença, Marta Temido disse sentir-se "triste e frustrada" por não ter conseguido criar as condições necessárias para manter estes profissionais em Portugal.

"Fiquei com a sensação de que falhei. Todos nós quando vimos sair, pessoas que têm grande valor e que fazem falta ao país, acho que sentimos isso".

O que teria feito diferente, se pudesse? "Não tenho grandes respostas", disse.

Noutro plano, Marta Temido reconheceu, também, falhas na gestão da pandemia de Covid-19, sobretudo ao nível da comunicação entre as autoridades de saúde e a população.

"Era a parte mais difícil, porque muitas vezes estamos a comunicar incertezas e é muito difícil comunicar incertezas", reconheceu.

"Essa era uma parte que valia a pena ter pensado como fazer melhor se pudesse voltar atrás, utilizando mais canais como este, ouvindo quem trabalha na área da comunicação, não só técnica, para dar sugestões, essa parte poderia ter sido melhorada", acrescentou.

Questionada sobre o que sentiu aquando da sua demissão, Marta Temido diz ter sentido "dor e tristeza", num primeiro momento, "uma vez que o que esteve na origem da demissão foi a morte de uma criança.

Depois, diz ter sentido "alívio".

Candidatura autárquica? "Pode ser um caminho interessante"

Marta Temido tem sido um dos nomes da área socialista apontados à Câmara de Lisboa.

Confrontada com essa possibilidade, admite que "se for útil e se, um dia pensar num projeto que envolva uma autarquia, não necessariamente. Lisboa, pode ser um caminho interessante".

A ex-ministra admite, contudo, que, "neste momento isso não está mesmo em cima da mesa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+