Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia

Bispos. Vida humana "sofre grave atentado ao seu valor" com despenalização da eutanásia

17 mai, 2023 - 15:16 • Henrique Cunha

"A morte passa a ser apresentada como solução para a dor e sofrimento”, alerta Conferência Episcopal Portuguesa.

A+ / A-

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) “lamenta profundamente a legalização da eutanásia e do suicídio assistido” e manifesta que comunga “da tristeza do Papa Francisco manifestada no passado dia 13 de maio, após a confirmação parlamentar do diploma sobre a morte medicamente assistida”.

Na sua nota, os bispos afirmam que "com a legalização da eutanásia quebra-se o princípio fundamental da inviolabilidade da vida humana e abrem-se portas perigosas para um alargamento das situações em que se pode pedir a morte assistida”.

Os bispos afirmam, por outro lado que “a morte passa a ser apresentada como solução para a dor e sofrimento, ao invés de uma promoção dos cuidados paliativos humanizantes até ao fim natural da vida”.

A CEP volta “a reiterar o apelo para que as famílias e profissionais de saúde, a quem deve ser sempre garantida a objeção de consciência, rejeitem liminarmente as possibilidades abertas pela legalização da eutanásia”.

A nota termina com a reafirmação de que “a entrada em vigor desta lei representa um claro retrocesso civilizacional”, e renova “a esperança de que possa vir a ser revogada e que a vida humana, que é um dom inestimável, volte a ser valorizada e defendida em todas as suas fases”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+