Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP. Comissão de inquérito informa Santos Silva de nova fuga de informação

16 mai, 2023 - 12:41 • Redação com Lusa

Em causa comunicações trocadas entre membros do Governo sobre a exoneração por justa causa da ex-presidente executiva da TAP.

A+ / A-

O presidente da comissão de inquérito à TAP informou esta terça-feira o presidente da Assembleia da República de nova fuga de informação de documentos que estão no arquivo da comissão, segundo o ofício a que a Lusa teve acesso.

"Vimos informar que tomámos hoje conhecimento, através dos meios de comunicação social, de nova divulgação pública de conteúdos, documentos e elementos que se encontram no arquivo documental desta comissão", lê-se no documento assinado por António Lacerda Sales, endereçado a Augusto Santos Silva, cujo assunto é "comunicação de nova fuga de informação".

Em causa estão informações divulgadas pelo Correio da Manhã, com comunicações trocadas entre membros do Governo sobre a exoneração por justa causa da ex-presidente executiva da TAP. No jornal desta terça-feira, é dito que Fernando Medina quis fazer um "despedimento rápido da CEO e do 'chairman' da TAP", enviando um email a 8 de março ao secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros a pedir extrema urgência no processo.

Medina pretendia, adianta o jornal, que Christine Ourmiéres-Widener e Manuel Beja fosse notificados nesse mesmo dia da nota de culpa. O email terá sido enviado "dois dias depois de Medina e João Galamba terem anunciado a demissão" de ambos, em conferência de imprensa, e faz parte da documentação enviada para a comissão parlamentar de inquérito à TAP.

O anterior presidente da comissão de inquérito, Jorge Seguro Sanches, tinha já pedido a intervenção de Santos Silva num caso semelhante de divulgação de documentos enviados à comissão, publicados em órgãos de comunicação social, o que levou o presidente da Assembleia da República a abrir uma investigação interna.

[notícia atualizada às 13h03 de 16 de maio de 2023]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+