Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia Judiciária faz buscas nas câmaras de Porto e Gaia

16 mai, 2023 - 09:35 • Raul Santos , Olímpia Mairos , com redação

Foi detido o vice-presidente da autarquia de Vila Nova de Gaia, Patrocínio Azevedo.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) está a fazer esta terça-feira buscas na Câmara de Vila Nova de Gaia e também na do Porto.

A Renascença apurou que na autarquia do Porto as buscas visam o departamento de Urbanismo.

Em Vila Nova de Gaia, a operação da PJ foi desencadeada por suspeita de crimes de corrupção.

Há 50 agentes no terreno e o vice-presidente, Patrocínio Azevedo, foi detido.

Azevedo, 48 anos, é também o presidente da Comissão Política concelhia do PS e detém, na Câmara de Gaia, o pelouro do Planeamento Urbanístico e Política de Solos, Licenciamento Urbanístico, Obras Municipais e Vias Municipais.

A agência Lusa indica que é expectável haver mais detenções, uma vez que foram emitidos “vários mandados de detenção”.

De acordo com a agência Lusa, além do "vice" de Gaia foram detidas outras cinco pessoas, entre as quais “alguns empresários da construção civil”.

Em causa estão suspeitas, nomeadamente, da prática dos crimes de corrupção e de recebimento indevido de vantagem.

Fonte da Câmara do Porto confirmou anteriormente a realização das buscas da PJ no município, acrescentando que foram apreendidos os telemóveis do vereador do urbanismo, Pedro Baganha, e de uma chefe de divisão do urbanismo.

Cerca das 10h50, à entrada no edifício da divisão do urbanismo, junto à Câmara do Porto, o vereador disse aos jornalistas que ainda não tinha falado com a Polícia Judiciária e que tudo o que sabia era pela comunicação social.

Pela mesma hora, alguns elementos da PJ e o juíz de instrução criminal tinham já tinham deixado a câmara.

As buscas em Gaia decorrem nos Paços do Concelho e também noutros espaços da autarquia.

Segundo o jornal Público, na Câmara do Porto, os inspetores apreenderam o telemóvel do vereador Pedro Baganha que tem a tutela o pelouro do Urbanismo e Espaço Público e também o pelouro da Habitação. Visada é igualmente a chefe de divisão do Urbanismo, Sandra Salazar, cujo departamento, situado no edifício dos Correios, foi visitado pelas autoridades.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DESISTENTE
    16 mai, 2023 ALGURES 11:37
    Há uns dias prometi a mim mesmo não intervir, mais, nestes espaços. Perante estaS notícias apetece-me lembrar o que JÁ disse variadíssimas vezes, BASCULHEM o departamento do hurbanismo das câmaras municipais, pois os CASOS são demasiados para ficarem CALADOS. Eu sou VÍTIMA destes DEPARTAMENTOS e outros, os prevaricadores, até me rotulam de BURRO. É a administração que temos.
  • Independentes de Csc
    16 mai, 2023 Cascais 09:12
    Amadores. Se fizessem como Cascais que contrata ex-polícias e seus familiares estariam sempre com um pé à frente e não seriam apanhados (segundo conhecedores, são mais de uma centena a trabalhar para a autarquia e suas empresas municipais)

Destaques V+