Tempo
|
A+ / A-

CONFERÊNCIA RENASCENÇA

O inverno demográfico é o "grande desafio" do futuro do país

12 mai, 2023 - 11:40 • Sérgio Costa , Pedro Valente Lima

Presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, antecipa a conferência "O Inverno Demográfico - O Papel da Imigração", realçando a importância da reflexão sobre "um dos problemas estruturais mais importantes" da sociedade portuguesa.

A+ / A-

Na próxima segunda-feira, 15 de maio, a Renascença vai realizar a conferência "O Inverno Demográfico - O Papel da Imigração", evento que pretende refletir o presente e o futuro da evolução da população portuguesa.

Em parceria com a Câmara de Gaia, o evento vai reunir autarquias e especialistas de várias áreas a partir da 9h00, no Auditório Municipal da cidade, para debater questões como o envelhecimento e as migrações em Portugal.

À Renascença, o Presidente da Câmara gaiense, Eduardo Vítor Rodrigues, a conferência aborda "um dos problemas estruturais mais importantes do país". "E digo mais importantes do ponto de vista estrutural, porque é um daqueles problemas cuja perenidade ao longo das décadas tende a manter-se".

Para o autarca, a questão demográfica é um "grande desafio" que se coloca no futuro do país. Os altos índices de envelhecimento podem ter uma leitura positiva - "no abstrato, como é evidente" -, uma vez que se traduzem no "alargamento da esperança média de vida e também do número de pessoas a sair da idade ativa a ter mais tempo de vida".

Contudo, "ao mesmo tempo", esse "inverno demográfico" não é "nada compensado do lado da natalidade e da fecundidade", numa altura em que os pais têm o seu primeiro filho em "idades cada vez mais tardias", denota Eduardo Vítor Rodrigues.

Somando-se a esta equação da evolução populacional portuguesa, o Presidente realça ainda a abordagem às migrações - sobretudo, da matéria de imigração - que vai para além do mero saldo migratório.

"Aí temos um problema que já não é [só] demográfico. É também um problema ético, político, da forma como o país se projeta naquilo que se dizem os 'brandos costumes' e a forma mais ou menos ténue como se manifestam alguns fenómenos [anti-imigração]."

Para Eduardo Vítor Rodrigues, ainda não haverá razões para "preocupações muito acentuadas": " Há fenómenos importantes e evidentes, mas não me parece que estejamos no patamar que outros países do Sul da Europa - e não só - têm atingido".

"Para mim, o ponto não é esse. O ponto é saber se vamos lá chegar. E, para evitar que lá cheguemos, é preciso discutir, perceber o papel da imigração, perceber o lado humanitário, a dimensão social do processo e fugir deste discurso de pânico relativamente ao que é estrangeiro e ao que vem de fora. Isso é absolutamente fundamental."

A conferência "O Inverno Demográfico - O Papel da Migração" acontece já na próxima segunda-feira e vai contar com a presença de convidados como José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, Sónia Pereira, Alta-Comissária para as Migrações, e de Fernando Negrão, deputado do PSD e Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Pode consultar o programa da conferência aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+