Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Nunes sobre o DECIR

Incêndios. Liga dos Bombeiros quer rever plano de combate aos fogos

15 mai, 2023 - 09:35 • Isabel Pacheco

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defende mais recursos terrestres no combate aos incêndios florestais. Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) foi reforçado hoje com menos 11 meios aéreos do que o previsto.

A+ / A-

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes pede ao governo a revisão do plano de combate aos incêndios florestais.

A posição foi defendida à Renascença, esta segunda-feira, por António Nunes no dia em que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) é reforçado com menos 11 meios aéreos do que os previstos.

“Seria bom que houvesse uma revisão do plano de combate aos incêndios florestais e que os bombeiros fossem revisitados quer na sua capacidade, mobilização e pré-posicionamento”, defendeu António Nunes.

Para o responsável, o governo deveria avançar com um plano alternativo para fazer face à falta de meios aéreos.

Uma estratégia que, para o representante da LBP, deverá passar por “um reforço de mais meios (terrestres) e por mais tempo”.

“Esperamos que a Autoridade Nacional de Emergência e de Proteção Civil e o governo que nos contactem para que, em diálogo, encontremos um equilíbrio”, avançou o responsável alertando o verão que se prevê mais complicado do que o do ano passado.

“Sendo certo que o conjunto de meios disponíveis vai ter de ser reforçado, sobretudo, quando há uma previsão geral as condições a ocorrerem serão de mais complexidade para o combate”, alertou.

Até 31 de maio, o DECIR contabiliza 34 meios aéreos, menos 11 do que os previstos. A informação foi revelada, esta segunda-feira, pela Força Aérea que vai alugar sete helicópteros por ajuste direto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+