12 mai, 2023 - 15:16 • Diogo Camilo
Uma obra que vai “criar melhorias importantes para a atividade dos cruzeiros turísticos em navio-hotel” no Douro. É assim que é caracterizada adaptação do Cais do Cavaco, em Gaia, no estudo de impacte ambiental, e que é alvo de contestação por parte de moradores de um empreendimento de habitação, que se queixam de ficar com a vista para o rio obstruída.
Segundo o resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto, disponível no portal participa.pt e em consulta pública até 14 de junho, o terminal inclui um edifício com dois pisos e poderá acolher "quatro navios-hotel com comprimento de 80 m", estando também prevista "a possibilidade de acostagem de um navio extra para efeitos de pequena manutenção, cargas ou outros".
Além disso, terá um núcleo de recreio náutico com 55 postos de amarração para embarcações com comprimentos entre os 6 e 15 metros.
“O Terminal deverá permitir a acostagem das embarcações, o embarque e desembarque de passageiros e tripulações, e as operações de abastecimento em adequadas condições de segurança e conforto”, refere a página.
Ponte D. António Francisco dos santos
Presidente da Câmara de Gaia garante que “qualquer(...)
O edifício, que será revestido a tijolo com uma plataforma em betão branco e fundada em estacas, liga-se à terra "através de um aterro marginal sobre o rio que suportará um sistema viário mais eficiente para a circulação de veículos que acederão ao terminal".
O projeto foi anunciado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) em novembro de 2022, em coordenação com a autarquia de Vila Nova de Gaia, e colocado em consulta pública a 3 de maio, sendo indicado que a construção tem uma duração prevista de dois anos.
Ainda que classifique como negativo os impactos na fase de construção e a “alteração da morfologia de um troço de margem do rio Douro”, o estudo de impacte ambiental refere que estes são “pouco significativos” e realça a criação de postos de trabalho e a dinamização de atividades económicas como a construção, a restauração e o alojamento.
No local onde está previsto o terminal, na zona do Cais do Cavaco, encontra-se uma “antiga ponte-cais, em estrutura metálica, desativada desde há vários anos".