Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Perigo máximo de incêndio em 34 concelhos de cinco distritos

11 mai, 2023 - 07:15 • Olímpia Mairos , com Lusa

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado, prevendo-se um maior agravamento na segunda-feira.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta quinta-feira, trinta e quatro concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra e Santarém em perigo máximo de incêndio rural.

Em perigo muito elevado estão cerca de 80 outros concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Coimbra, Lisboa, Leiria, Santarém, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Vila Real e Bragança.

Vários concelhos de todos os distritos do continente, à exceção do Porto, encontram-se em perigo elevado de incêndio.

Segundo o IPMA, este perigo de incêndio vai manter-se elevado, prevendo-se um maior agravamento na segunda-feira.

Desde o início do ano, as 2.646 ocorrências de fogo já afetaram 7.709 hectares de espaços rurais.

Para esta quinta-feira, o IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, vento moderado do quadrante norte, soprando forte e com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste, no barlavento algarvio e nas terras altas e acentuado arrefecimento noturno.

Na Grande Lisboa, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, vento moderado (25 a 35 km/h) de norte, soprando forte (até 45 km/h) e com rajadas até 75 km/h, em especial junto ao Cabo Raso e a partir da tarde e acentuado arrefecimento noturno.

Para o Grande Porto, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, vento moderado (20 a 30 km/h) de norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 70 km/h na faixa costeira a partir da tarde e acentuado arrefecimento noturno.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (Bragança) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 19 (na Guarda) e os 31 (em Faro).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+