Tempo
|
A+ / A-

Governo aprova alterações à lei do tabaco. "Passos firmes na promoção da saúde", defende ministro

11 mai, 2023 - 14:07 • Diogo Camilo

Tabaco aquecido passa a ser equiparado ao tabaco convencional. Será proibido fumar à porta de restaurantes, cafés, e ao ar livre junto a escolas, faculdades ou hospitais. A venda de tabaco em máquinas termina em 2025, mas as primeiras medidas entram em vigor já em outubro.

A+ / A-

O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros as mudanças na lei do tabaco, que incluem a proibição de fumar à porta de restaurantes, cafés, ao ar livre junto a escolas, faculdades ou hospitais e a venda de tabaco em máquinas a partir de 2025.

Em briefing após a reunião, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro traçou o objetivo do Governo de criar uma geração livre de tabaco até 2040.

"Quisemos ir mais longe e entendemos que temos essa obrigação", disse Pizarro, explicando as alterações à lei do tabaco em vigor desde 2007, "para que os mais jovens possam viver em ambientes com menos fumo e onde o tabaco seja menos atrativo".

"Queremos que as crianças estejam mais cientes dos malefícios do fumo sobre si e sobre os que os rodeiam. Vamos começar hoje a proteger os adultos de amanhã", disse, indicando que o tabagismo é um "seríssimo problema de saúde pública".

O governante falou em “passos firmes na promoção da saúde e na exposição das pessoas ao fumo ambiental do tabaco”, com as embalagens de tabaco aquecido a serem equiparadas às embalagens de tabaco convencional e a deixarem de ter aromatizantes na sua composição.

Estas primeiras medidas entram em vigor no próximo dia 23 de outubro deste ano, enquanto está previsto para que, dentro de dois anos, o tabaco deixe de ser vendido em máquinas, que representa metade das vendas, em restaurantes, bares, casinos, salas de espetáculo e, até, nos festivais de música.

[em atualização]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+