Tempo
|
A+ / A-

Distribuição eletrónica dos juízes arranca esta quinta-feira

11 mai, 2023 - 04:31 • Lusa

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses apontou questões de operacionalidade que “suscitam dúvidas sérias” e riscos novos para a tramitação processual.

A+ / A-

A distribuição eletrónica dos juízes pelos processos nos tribunais judiciais e tribunais administrativos e fiscais começa esta quinta-feira a ser utilizada, apesar das críticas da magistratura.

O Ministério da Justiça defendeu na quarta-feira que não ocorreu nada que justifique adiar a entrada em vigor do novo modelo de distribuição processual.

Segundo a nova regulamentação, a distribuição tem como intervenientes o presidente do tribunal, que designa “um juiz para presidir e um substituto, para os casos em que aquele se encontre impedido”, um magistrado do Ministério Público (MP), um oficial de justiça (e um substituto, designados pelo administrador judiciário ou secretário do tribunal) e um advogado.

De acordo com a portaria, “passa a ser necessário reunir diariamente, em todos os locais onde ocorre a distribuição, um conjunto de operadores da justiça para assistir ao ato, que até aqui dispensava, na maioria dos casos, qualquer intervenção humana, e elaborar uma ata à qual é anexado o resultado da distribuição”.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses tornou públicas as suas preocupações com alguns aspetos da portaria, apontando-lhe questões de operacionalidade que “suscitam dúvidas sérias” e riscos novos para a tramitação processual.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+