Tempo
|
A+ / A-

Abusos de crianças. UNICEF pede "decisões urgentes" para combater realidade "muito mais ampla do que a da Igreja"

09 mai, 2023 - 09:30 • Fábio Monteiro , Pedro Valente Lima

Diretora de políticas da Infância e Juventude da UNICEF Portugal lamenta que não haja uma "perceção da urgência deste crime" no país. A organização estima que, na Europa, 10% a 20% das vítimas de violência sexual sofreram os abusos durante a infância.

A+ / A-

A UNICEF diz ser preciso "tomar decisões urgentes" sobre os abusos sexuais de crianças em Portugal, "realidade que é muito mais ampla do que aquela que acontece na Igreja".

Em declarações à Renascença, a diretora de políticas da Infância e Juventude da UNICEF Portugal, Francisca Magano, alerta para o facto de a violência sexual contra menores ser um fenómeno que não deve ser analisado caso a caso de modo a evitar "perder a visão através da criança".

"Desde 2019, o Comité dos Direitos da Criança diz ao Estado português, claramente, que é preciso adotar uma estratégia e responder a esta situação de abuso. E esta é uma oportunidade para refletirmos sobre a realidade, que é muito mais ampla do que aquela que acontece na Igreja, e tomar decisões urgentes."

É neste sentido que a responsável da UNICEF frisa que, "em Portugal, parece que ainda não temos a perceção da urgência deste crime, que afeta diariamente muitas crianças".

A partir desta terça-feira, a secção portuguesa deste organismo internacional de defesa dos direitos das crianças passa a disponibilizar um espaço online dedicado ao combate aos abusos sexuais de crianças em diversos contextos - familiar, escolar, desportivo, entre outros.

Entre as informações disponibilizadas na página, apresentam-se guias dirigidos aos pais, um curso online sobre como lidar com este tipo de situações e manuais com linhas orientadoras de ação, de maneira a combater esta forma de violência.

"Na UNICEF nós estimamos que uma em cada oito crianças no mundo foi abusada sexualmente antes dos 18 anos. E quando olhamos para os dados da Europa, estimamos que entre 10% a 20% das crianças são abusadas sexualmente na infância. Temos que efetivamente alertar para uma situação de violência muito grave", reforça Francisca Magano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    09 mai, 2023 Porto 18:04
    Segundo as modas do momento, uma visão antropológica do ser humano em que não se deve rever por princípios cristãos, mas pelo que a natureza oferece é natural, é bom. Os argumentos apresentados pela parte negra faz com que semelhantes prática não sejam tão más como possam parecer, coisas que passam com o tempo, só não conseguem ver que não é assim na realidade, nada mais essa parte negra tem para oferecer além disso, isso, de matar almas imaculadas é o apogeu. Impõe-se então a questão, sendo este o clímax da besta não seria previsível causar o maior dano possível à vítima? Felizmente caminhamos com acompanhamento e esse acompanhamento ditará o fim, de outra forma voltaríamos a cometer os mesmos erros e o mesmo fim das gerações passadas.

Destaques V+