Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marinha

Portugal monitoriza mais um navio russo de "recolha de informação"

08 mai, 2023 - 13:31 • Redação

Missão de acompanhamento e monitorização em águas portuguesas aconteceu este fim de semana, adianta a Marinha.

A+ / A-

Um navio português acompanhou este fim de semana uma embarcação russa de "recolha de informação" que atravessou a Zona Económica Exclusiva de Portugal.

Num comunicado enviado esta segunda-feira às redações, a Marinha Portuguesa indica que a fragata Corte-Real "acompanhou e monitorizou" um "navio de recolha de informação" da Federação Russa, o Yuriy Ivanov, uma informação igualmente partilhada no Twitter.

A notícia chega depois de, em março, uma missão de acompanhamento portuguesa de um outro navio russo ter falhado, gerando polémica na Marinha após 13 militares de guarnição se terem recusado a embarcar no NRP Mondego por "razões de segurança".

Os 13 militares tinham audição marcada na Polícia Judiciária Militar a 20 de março, mas esta foi suspensa, após a procuradora alegar que pretende analisar o processo com mais detalhe, admitindo vir a pedir diligências. Até agora, nenhum foi constituído arguido.

No mesmo comunicado, a Marinha Portuguesa indica que a monitorização e acompanhamento de navios russos "decorre da defesa dos interesses nacionais e do exercício da autoridade do Estado no mar".

O procedimento, adianta aquele ramos das Forças Armadas, "representa um forte contributo para a segurança e disuassão mundial, demonstrando igualmente o compromisso de Portugal para o esforço coletivo da Aliança [NATO] na manutenção do conhecimento situacional marítimo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+