Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ana Jorge toma posse na Santa Casa. "São precisas novas formas de obter receita”

02 mai, 2023 - 14:49 • João Cunha , Diogo Camilo

Ex-ministra da Saúde é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e prometeu "arrumar" a casa e combater o problema da sustentabilidade.

A+ / A-

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge tomou posse esta terça-feira como nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, indicando que há que encontrar “novas formas de obter receita” para garantir a sustentabilidade da instituição.

“Não podemos continuar na senda de que a Santa Casa sempre teve altos e baixos e sempre os ultrapassou. Isso é verdade, mas hoje é importante realçar que a sustentabilidade é um problema maior”, disse Ana Jorge, indicando que a instituição de caridade e assistência social é “demasiado importante” para o dia a dia de milhares de pessoas.

No seu primeiro discurso, a responsável prometeu "arrumar" a Santa Casa, que inclui resolver o problema do Hospital da Cruz Vermelha, adquirido há três anos e que tem vindo a acumular prejuízos - registou perdas de 7,3 milhões de euros em 2020, 6,7 milhões em 2021 e 3,16 milhões no primeiro semestre de 2022.

Para a antiga ministra da Saúde, aquela unidade hospitalar é importante para o sector social, indicando que está a ser feita a avaliação económico-financeira do hospital para que possa ser vendido.

“Sei que é demasiado importante na área do setor social, vamos refletir sobre o assunto. Se for para vender, é melhor. Se for continuar, também é melhor”, defendeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+