Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve na CP suprimiu 59 comboios até às 8h00

28 abr, 2023 - 09:01 • Olímpia Mairos

A paralisação dos trabalhadores vai manter-se até ao final do mês.

A+ / A-

A CP suprimiu 59 comboios dos 253 programados entre as 00h00 e as 8h00 desta sexta-feira devido à greve dos trabalhadores, a maioria nos urbanos de Lisboa e regionais.

Neste período, segundo dados da transportadora a taxa de supressão é de 23,3%.

De acordo com a empresa, dos 66 comboios regionais previstos não se realizaram 22 e nos urbanos de Lisboa estavam programados 115 e foram suprimidos 26.

Nos urbanos do Porto, foram suprimidas seis ligações das 52 programadas. Nos comboios de longo curso, realizaram-se 11, das 12 ligações previstas.

A paralisação, convocada por vários sindicatos, contesta o “impasse” nas negociações salariais com a administração da Infraestruturas de Portugal.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão “aumentos salariais efetivos”, a “valorização da carreira da tração” e a “melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais e das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor”.

Os trabalhadores reclamam ainda uma “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, um “efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes” e o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo”.

Até final do mês, “na CP, os trabalhadores cujo seu período normal de trabalho abranja mais de três horas durante o período compreendido entre as 00h00 e as 5h00, entrarão em greve a partir da sétima hora de serviço”.

Até 30 de abril, na IP, “os trabalhadores cujo seu período normal de trabalho abranja mais de três horas durante o período compreendido entre as 00h00 e as 5h00, entrarão em greve a partir da sétima hora de serviço”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+