Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marinha

Gouveia e Melo viaja no submarino Arpão para testar capacidade operacional

26 abr, 2023 - 16:00 • Liliana Monteiro

Chefe de Estado-Maior da Armada está a bordo do submarino e cumpre viagem de 20 dias até ao Rio de Janeiro. Embarcação é a primeira portuguesa do género a cruzar a linha do Equador.

A+ / A-

Gouveia e Melo está em viagem no submarino Arpão para acompanhar a guarnição de 35 elementos numa das etapas da missão mar aberto, entre Cabo Verde e o Rio de Janeiro.

Ao que a Renascença apurou, o Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA) embarcou no passado dia 18 de abril no Mindelo e está a cumprir uma viagem de 20 dias até chegar a terras brasileiras no próximo dia 7 de maio.

O Arpão tornou-se nestes dias o primeiro submarino português a cruzar a linha do Equador, colocando à prova a capacidade logística operacional da Marinha que o CEMA quis "verificar e acompanhar no terreno". À Renascença, fonte da Marinha adianta que Gouveia e Melo quis marcar presença não só neste momento histórico como para "dar apoio ao desempenho da guarnição".

Antes de ser Chefe de Estado Maior da Armada, Gouveia e Melo dedicou mais de quatro décadas da vida à Marinha, muitos deles como "submarinista". Foi chefe da Esquadrilha de Submarinos, a qual integrou entre setembro de 1985 e até 1992 . Navegou já nos submarinos Albacora, Barracuda e Delfim, exercendo diversas funções operacionais como oficial de guarnição e de comando.

Viaja agora a bordo do Arpão, um submarino mais evoluído do que os da sua época, construído entre 2007 e 2010 nos estaleiros em Kiel, na Alemanha, sendo o segundo dos dois submarinos da classe Tridente.

Este submarino, comandando pelo capitão de fragata Taveira Pinto vai realizar 2.500 horas de navegação e visitar dois continentes, cinco países: Cabo Verde, brasil, África do Sul, Angola e Marrocos, participando ainda nas comemorações do dia de Portugal na África do Sul.

O Arpão está a desenvolver ações de cooperação bilateral e diplomacia naval, no âmbito da iniciativa Mar Aberto, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, recolhendo informação sobre práticas ilícitas no Golfo da Guiné.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+