Tempo
|
A+ / A-

Professores acampam novamente em Lisboa e greve por distrito chega a Santarém

24 abr, 2023 - 06:39 • Lusa

Acampamento de professores tem início esta segunda-feira, no Rossio, e deve estender-se até 1 de maio.

A+ / A-

Professores de todo o país iniciam esta segunda-feira, em Lisboa, um novo acampamento contra as políticas do Ministério da Educação, no dia em que a greve distrital convocada por uma plataforma de nove sindicatos chega a Santarém.

Iniciativa de um grupo de profissionais de educação que se organizam através das redes sociais, o acampamento de professores deverá manter-se até 1 de maio.

Previsto inicialmente para o Largo do Carmo, em Lisboa, o acampamento será no Rossio, de modo a não colidir com outras manifestações previstas para aquele espaço para assinalar o 25 de Abril, fixando-se ali a partir de terça-feira.

"Neste momento, mais de 200 professores já disseram que iriam participar no acampamento, que começa na noite de 24 para 25 de abril. Gostaríamos que o acampamento fosse no Largo do Carmo, dado o simbolismo do sítio e da data", contou recentemente à Lusa a docente Helena Vicente Gomes.

Durante o acampamento, os professores vão promover vigílias e participar noutras iniciativas, como a manifestação nacional do 25 de Abril.

Simultaneamente, a plataforma sindical que inclui a Federação Nacional de Professores (Fenprof) e a Federação Nacional de Educação (FNE) leva esta segunda-feira a greve distrital - que começou na semana passada no Porto - até Santarém.

Os docentes realizam uma concentração ao meio-dia junto à Escola Secundária Ginestal Machado e outra às 15h00 junto à Escola Prática de Cavalaria, de onde saem para nova concentração no Largo do Seminário.

A paralisação - que vai percorrer todos os distritos por ordem alfabética inversa, de Viseu a Aveiro - termina a 12 de maio em Lisboa.

Os protestos desta segunda-feira surgem após um fim de semana de manifestações da classe docente.

No sábado, o movimento "Missão Escola Pública" organizou um protesto nos aeroportos portugueses para "mostrar aos turistas que, apesar de o país ser maravilhoso, não tem uma escola pública valorizada".

No aeroporto do Porto, várias dezenas de professores lançaram aviões de papel e distribuíram postais de boas-vindas aos turistas com mensagens como "Portugal lovely place to visit, terrible place do live" ("Portugal, um país lindo para visitar, terrível para viver"), "SOS Portuguese schools in danger" ("SOS Escolas portuguesas estão em perigo") ou "Welcome to the country where teachers are becoming slaves" ("Bem-vindo ao país onde os professores se estão a tornar escravos").

No domingo, uma marcha convocada por um grupo de professores do Norte mobilizou milhares de pessoas que gritaram "demissão" no Porto, junto ao local onde o Partido Socialista celebrava o seu cinquentenário.

A marcha juntou milhares de pessoas de vários setores, da educação ao alojamento local, passando pela justiça, junto ao Pavilhão Rosa Mota.

A recuperação de todo o tempo de serviço que esteve congelado durante a crise económica é um dos principais motivos dos protestos e greves dos professores, que criticam ainda os estrangulamentos de acesso aos 5.º e 7.º escalões e as quotas nas avaliações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sindico
    24 abr, 2023 5 de Out 17:18
    Tenho uma ideia que se calhar tem mais efeitos: que tal ignorarem os serviços mínimos como 3000 professores se preparam para fazer, e fazerem uma greve como deve de ser, sem medo de faltas injustificadas ou processos disciplinares, que além de anos para serem despachados - antes disso, cai o governo - caem pela base quando os Tribunais se pronunciarem pela ilegalidade dos serviços mínimos? Não acham que faz mais efeito que "acampamentos"?

Destaques V+