Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Proprietários de Alojamento Local angariam fundos para enfrentar "batalha legal"

18 abr, 2023 - 10:30 • Redação

Campanha de "crowdfunding" visa financiar as despesas legais da luta contra a entrada em vigor das medidas do Programa Mais Habitação.

A+ / A-

Um grupo de proprietários de Alojamento Local reuniu mais de 50 mil euros de donativos em apenas três dias, no âmbito de uma campanha de "crowdfunding" que visa angariar financiamento para as despesas legais da luta contra a entrada em vigor das medidas do Programa Mais Habitação.

A campanha iniciou-se no sábado, na plataforma “Gofundme”. De acordo com a informação da campanha, os fundos recolhidos vão ser geridos pela Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP).

Em declarações à Renascença, Carla Costa Reis, uma das organizadoras da campanha, explica que tudo partiu "da sociedade civil, daquelas pessoas que trabalham em Alojamento Local e que estão muito preocupadas com a proposta de lei que o Governo entregou na sexta-feira à Assembleia da República, que dita o fim do Alojamento Local daqueles que nós chamamos pequeninos, aquelas pessoas que têm um apartamento ou dois ou que prestam serviços para o Alojamento Local".

Carla Costa Reis diz que, desta forma, será possível “reunir advogados, fiscalistas e outros meios que sejam necessários para combater de forma mais eficiente aquelas propostas. Pretendemos dar músculo à associação e vamos recolher donativos para que a associação se possa rodear de uma boa equipa que a possa assessorar da melhor maneira, permitindo à associação defender o setor da melhor maneira possível".

O recurso ao crowdfunding permite que “aqueles que são mais próximos” e que conhecem as dificuldades do setor possam ajudar, até porque “é mais fácil pedir dinheiro às pessoas que nos conhecem e reconhecem a dificuldade que estas alterações vão representar para nós, do que a entidades que não conhecemos e, se calhar, não entendem muito bem aquilo que é a nossa atividade.”

Foi com surpresa que a organização da campanha viu o valor angariado crescer rapidamente, principalmente tendo em conta que o momento é de crise generalizada. "Há pessoas que dão 100 euros, há pessoas que dão cinco, há pessoas que dão mil. Dentro daquilo que são as possibilidades de cada um para ajudar a defender não só quem tem o alojamento local, mas todo o ecossistema, ou seja, as lavandarias, os canalizadores, as senhoras das limpezas, as mercearias, todos aqueles que vivem do dinheiro dos turistas têm todo o interesse em contribuir.”

Existe ainda o objetivo adicional de fazer campanhas de promoção do alojamento local junto ao público porque “as pessoas não sabem o que é que é isto do alojamento local, acham que o alojamento local são aqueles investidores ricos, que têm muito dinheiro, aqueles prédios inteiros, mas não. Aliás, se fossemos essas pessoas não precisávamos de fazer um crowdfund para chegar aos 100 mil euros, cinco euros de cada vez".

"É importante fazer uma campanha a mostrar quem é que nós somos. Quem são estas pessoas que trabalham no e para o alojamento local? Quem é esta gente? Porque é que estão preocupados? O que é que andam a fazer? O que é que eles contribuíram? Será que têm mesmo a ver com o problema da habitação? Será que sim? Será que não? Será que já existe regulamentação? Nós precisamos de conseguir comunicar isso”, reforça

A empresária não tem dúvidas de que se consiga chegar aos 100 mil euros “porque o que está em cima da mesa é mesmo a nossa viabilidade de continuar a prestar serviços de alojamento local"

"Ou nós conseguimos dar uma resposta firme e contundente que chame a atenção, de facto, do governo e que inviabilize a aprovação destas medidas ou, se não o conseguimos até 31 de dezembro, saímos do mercado do alojamento porque não conseguimos fazer face à taxa, porque a guerra nos condomínios vai assustar os hóspedes e pôr vizinhos uns contra os outros”, sublinha.

A representante da organização da campanha está convencida que esta “é literalmente, sem exagero” uma luta de vida ou de morte, proque “se as medidas forem aprovadas em Assembleia da República, pelo menos 95% do Alojamento Local vai desaparecer”.

Os empresários de Alojamento Local contestam as medidas do Programa Mais Habitação do Governo, nomeadamente a suspensão de emissão de novas licenças até 2030, que alegam pôr em perigo a sobrevivência do setor. Após algumas ações de protesto decidem agora avançar com novas formas de luta contra a entrada em vigor da Proposta de Lei nº 71/VX71.a. A angariação de 100 mil euros em donativos para fazer face a despesas legais é a ação que se segue.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Silva
    23 abr, 2023 Porto 12:54
    É tão triste uns terem que pedir dinheiro para se defender do roubo que o estado lhes está a fazer e outros que usam o dinheiro que roubaram ao estado para se defender desse mesmo estado.
  • Maria
    23 abr, 2023 Lisboa 10:23
    Mais informações no link abaixo: https://www.gofundme.com/f/naomatemoal
  • Maria Guilhermina Fe
    23 abr, 2023 Lisboa 08:56
    Quando me lembro de ouvir várias vezes Antonio Costa quando presidente da CML e depois Medina dizerem ambos, que não havia AL a mais, mas a admitirem que havia habitação a menos, e nada fizeram para combater e amenizar o grave problema que actualmente temos, é no mínimo aberrante, tentarem passar uma Lei que proteje a hotelaria,os novos AT, para dizimarem com os que primeiro reergueram a cidade. O 25 Abril é só para a maioria do povo que vive de subsidios. É preciso chamar imigrantes que queiram trabalhar, mesmo que impreparados. Após 50 anos, temos o retrato de Portugal e de quem nos governa. Liberdade para trabalhar, um povo que pede para não lhe tirarem a actividade. Ao que Portugal chegou.
  • CCF
    22 abr, 2023 Lisboa 20:38
    O AL está a ser usado como desculpa deste governo para a reforma estrutural que devia ter feito na habitação. Este governo prepara se para destruir uma parte do PIB gerado pelo turismo e em que o AL contribui com uma parte assinalável.

Destaques V+