Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Obras em ​Lisboa

Carlos Moedas lança apelo. “Evitem vir à baixa" de automóvel

18 abr, 2023 - 13:35 • João Cunha , Cristina Nascimento com Lusa

Obras vão condicionar o trânsito em vários pontos. Autarquia vai restringir acesso à baixa a todas as viaturas com mais de 3,5 toneladas e proibir cargas e descargas durante o dia.

A+ / A-

As obras do Plano Geral de Drenagem de Lisboa, da expansão da rede do metro, da reabilitação da rede de saneamento e algumas obras de repavimentação vão obrigar a restrições à circulação automóvel na cidade a partir de 26 de abril.

A autarquia decidiu também proibir o acesso à baixa a todas as viaturas com mais de 3,5 toneladas e proibir cargas e descargas durante o dia.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Lisboa aconselha mesmo todos os que possam “também deveriam evitar vir à baixa”.

Como alternativa para as vias que vão estar condicionadas, a Câmara de Lisboa apresentou uma "5.ª Circular" que pretende "incutir nos condutores a ideia de que é possível tornear as zonas problemáticas" da Baixa e frente ribeirinha. O percurso tem por objetivo levar o trânsito de atravessamento da cidade através de Alcântara, Estrela, Rato, Conde Redondo, Praça do Chile, Praça Paiva Couceiro e Parque das Nações.

As medidas de condicionamento de trânsito aos veículos com mais de 3,5 toneladas vigoram entre as 8h00 e as 20h00, quer sejam viaturas para abastecimento de estabelecimentos comerciais ou autocarros de transporte turístico. A exceção a esta regra serão os autocarros dos transportes públicos, como os da Carris.

Na conferência de imprensa, marcou presença também o vereador da Mobilidade, Anacoreta Correia, que classificou o plano como sendo "dinâmico", que não tem, para já, um fim à vista e terá mudanças consoante a progressão das obras.

"Vamos testar algumas destas medidas e reavaliar. Algumas poderão manter-se para além destas obras e outras não", destacou, salientando que a proibição de veículos pesados será das que "vai manter-se" e que se têm realizado reuniões com associações de comerciantes, a quem estas medidas causam transtorno.

Anacoreta Correia salientou que as circunstâncias obrigam a que todas estas obras decorram em simultâneo, exemplificando que a expansão do metro tem a janela temporal do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), incluindo durante o período em que se realizam as Jornadas Mundiais da Juventude, na primeira semana de agosto.

O autarca referiu ainda que o município está "à procura de soluções" de estacionamento, com a EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa e "privados que estejam disponíveis para soluções de estacionamento para residentes" e comerciantes das zonas afetadas e também com parques dissuasores nos arredores, para quem quer entrar na capital.

Estas soluções de estacionamento "serão para este mandato" autárquico, adiantou.

[notícia atualizada às 14h41]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+