Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ana Jorge vai a ser nova provedora da Santa Casa da Misericórdia

18 abr, 2023 - 19:31 • Lusa, com redação

Antiga ministra da saúde vai suceder a Edmundo Martinho. Deverá iniciar funções a 1 de maio.

A+ / A-

A atual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge, será a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sucedendo a Edmundo Martinho, à frente da instituição desde Novembro de 2017.

Fonte do gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) adiantou à Lusa que a médica e ex-ministra da Saúde nos executivos de José Sócrates foi escolhida para assumir funções como provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), devendo iniciar funções em 1 de maio.

Ana Jorge também já confirmou a notícia à Renascença.

A mesma fonte acrescentou que o despacho de nomeação já foi aprovado e assinado.

Ana Jorge preside à frente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) desde 2021, onde teve como objetivo dar relevo à área da saúde mental, sobretudo em relação à doença mental crónica, com respostas enquadradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados para crianças, adolescentes e adultos.

Antes de assumir funções na CVP foi, entre 2016 e 2021, coordenadora da Unidade de Missão do Hospital da Estrela, da SCML.

A médica pediatra foi ministra da Saúde nos XVII e XVIII governos constitucionais, deputada e gestora de várias instituições de saúde e da economia social.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vai ser ouvida na quarta-feira, na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, a requerimento do Grupo Parlamentar do PSD, sobre o estado dos órgãos sociais e das contas da SCML.

Em declarações ao programa Hora da Verdade, da Renascença e do jornal Público, de 23 de março, Ana Jorge foi questionada sobre a possibilidade de assumir a liderança da Santa Casa. "É a ministra que tem que se decidir", declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+