Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gaia e Porto vão estudar passagem de transportes turísticos e TVDE na ponte Luiz I

17 abr, 2023 - 20:53 • Lusa

Na sexta-feira, a ponte Luiz I reabriu após obras de requalificação e, para além dos peões, o tabuleiro só pode ser utilizado por transportes públicos, táxis e velocípedes.

A+ / A-

As câmaras de Gaia e do Porto vão estudar a possibilidade de transportes turísticos e TVDE atravessarem a ponte Luiz I, que liga as duas cidades, e cuja passagem só é permitida a peões, velocípedes, táxis e transportes públicos.

"Vamos estudar a possibilidades de TVDE, "tuk-tuk´ e autocarros turísticos poderem atravessar o tabuleiro da ponte", revelou hoje o vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Patrocínio Azevedo, durante a reunião do executivo municipal, após questionado sobre o assunto pelo vereador do PSD, Cancela Moura.

Na sexta-feira, a ponte Luiz I reabriu após obras de requalificação e, para além dos peões, o tabuleiro só pode ser utilizado por transportes públicos, táxis e velocípedes.

Já a passagem a transportes turísticos, TVDE e viaturas ligeiras, à exceção dos táxis, está proibida.

"É uma medida experimental de três meses e, depois, veremos", assumiu o autarca.

Patrocínio Azevedo considerou que, agora, as pessoas veem esta medida como um problema, mas em pouco tempo perceberão que é a melhor solução para as cidades e um motivo de orgulho.

De acordo com o vice-presidente, que hoje conduziu os trabalhos, é fundamental impulsionar o uso dos transportes públicos e, dessa forma, novos hábitos de mobilidade.

Por isso, a decisão de interditar a passagem a ligeiros, transportes turísticos e TVDE foi a "melhor decisão", considerou.

Em outubro de 2021, a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a ponte engenhada por Théophile Seyrig, colaborador de Gustave Eiffel, aberta em 1886, seria alvo de obras de reabilitação com a duração de cerca de um ano.

Porém, em setembro do ano passado, a IP admitiu que a execução da obra se atrasaria até março deste ano, prazo que também acabou por resvalar em duas semanas.

Segundo disse à Lusa a responsável da IP pela fiscalização da obra, Joana Moita, no dia 15 de março, os atrasos deveram-se à descoberta de mais problemas na estrutura da ponte face aos inicialmente previstos.

O custo da obra, inicialmente estimado em 3,3 milhões de euros, acabou por ficar nos 4,2 milhões, tanto devido à intervenção mais complexa do que o esperado, mas também devido à crise das matérias-primas, ligada à guerra na Ucrânia, segundo a mesma responsável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+