Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-fuzileiros vão a julgamento por homicídio de PSP

11 abr, 2023 - 07:20 • Lusa

Julgamento, por tribunal de júri, dos dois militares acusados da morte do agente Fábio Guerra, em março de 2022, à porta de uma discoteca da capital, começa no Campus de Justiça, em Lisboa.

A+ / A-

O julgamento, por tribunal de júri, dos dois militares acusados da morte do agente da PSP Fábio Guerra, em março de 2022, à porta de uma discoteca da capital, começa esta terça-feira no Campus de Justiça, em Lisboa.

Em setembro passado, o Ministério Público (MP) acusou os ex-fuzileiros Cláudio Coimbra e Vadym Hrynko de um crime de homicídio qualificado, três crimes de ofensas à integridade física qualificadas e um crime de ofensas à integridade física simples.

O agente Fábio Guerra, de 26 anos, morreu a 21 de março de 2022, no Hospital de São José, em Lisboa, devido a "graves lesões cerebrais" sofridas na sequência das agressões de que foi alvo no exterior da discoteca Mome, em Alcântara.

De acordo com uma decisão judicial divulgada a 29 de março passado, as testemunhas abrangidas pelo regime de proteção no âmbito do caso do homicídio do agente da PSP vão depor em julgamento através de videoconferência, considerando que poderão existir eventuais represálias.

O advogado de defesa do arguido Cláudio Coimbra, Miguel Santos Pereira, criticou a opção pela videoconferência.

As defesas dos arguidos assinalaram uma violação do princípio de imediação num cenário de interrogatórios à distância e o seu especial impacto num tribunal de júri (em que quatro jurados se juntam ao coletivo de três juízes), mas o tribunal desvalorizou a argumentação, fundamentando com o exemplo da atividade da justiça durante a pandemia de covid-19.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+