Tempo
|
A+ / A-

Autoridade Marítima fez mais de 30 resgates nas praias portuguesas esta Páscoa

11 abr, 2023 - 14:28 • Teresa Paula Costa

Face à previsão de continuação do bom tempo, Autoridade Marítima Nacional pede cuidados à população.

A+ / A-

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou 33 resgates aquáticos na sua área de jurisdição, entre 7 a 9 de abril, no fim de semana prolongado da Páscoa.

Em comunicado, a AMN refere que, por se tratar de um fim de semana prolongado, a afluência às praias portuguesas foi grande.

Na quinta-feira da semana passada, três pessoas morreram afogadas, entre os quais um homem de 40 anos e a sua filha de sete anos. Na sequência dos incidentes, a Autoridade Marítima Nacional apelou à população que não se aproxime da linha de água, pois não há ainda vigilância balnear.

Dada a previsão da continuação do bom tempo, a AMN reforça agora o pedido de cuidados à população.

Em primeiro lugar, a preocupação incide sobre menores, com a AMN a pede que se vigie permanentemente as crianças e não se permita que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto.

Como várias ocorrências dos últimos dias derivaram da força das correntes à beira-mar, outra das recomendações é que se evitem comportamentos de risco, como o aproximar-se da água ou caminhar na areia molhada.

Por outro lado, não se deve virar as costas ao mar, devendo optar por garantir sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, para evitar ser surpreendido por uma onda.

Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre no mar. Em vez disso, pede a Autoridade Marítima, peça ajuda através do 112.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+