Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Adiado para maio o debate instrutório do processo BES/GES

11 abr, 2023 - 12:22 • Olímpia Mairos , com Lusa

Tribunal não terá notificado alguns arguidos para comparecerem esta terça-feira em tribunal.

A+ / A-

O debate instrutório do processo BES/GES foi adiado para maio após ter sido confirmado que alguns arguidos não foram notificados a comparecer no Tribunal de Monsanto.

O debate instrutório do processo BES/GES devia arrancar esta terça-feira, no tribunal de Monsanto, em Lisboa, mas o início foi adiado para 2, 3 e 4 de maio.

A decisão do juiz de instrução Pedro Santos Correia foi tomada na sequência de uma interrupção da diligência, após um debate entre os advogados e o Ministério Público (MP) por causa de uma posição do Ministério Público que apenas juntou esta terça-feira ao processo e pela falta de notificação de alguns arguidos.

O adiamento do debate instrutório acontece numa altura em que passa um ano desde o início da fase de instrução e quase três anos desde que foi conhecida a acusação do Ministério Público.

Considerado um dos maiores processos da história da Justiça portuguesa, este caso agrega no processo principal 242 inquéritos, que foram sendo apensados, e queixas de mais de 300 pessoas, singulares e coletivas, residentes em Portugal e no estrangeiro.

Segundo o MP, cuja acusação contabilizou cerca de quatro mil páginas, a derrocada do Grupo Espírito Santo (GES), em 2014, terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+