Tempo
|
A+ / A-

​Greve na CP

Cerca de um quinto dos comboios suprimidos até às 8h00

07 abr, 2023 - 11:52

Trabalhadores da CP estão em greve até ao fim do mês de abril.

A+ / A-

Até às 8 da manhã desta sexta-feira foram suprimidos 31 dos 137 comboios programados. De acordo com dados da CP, nos urbanos de Lisboa não circularam 13 dos 59 comboios previstos. Já no Porto, dos 25 programados, não circularam três.

A greve dos trabalhadores na CP e na Infraestruturas de Portugal prolonga-se até ao final do mês, agora a partir da sétima hora de serviço.

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) convocou uma greve na CP, durante todo o mês de abril, face à "atitude autista e de desconsideração" de que acusa a empresa.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão "aumentos salariais efetivos" e a "valorização da carreira da tração" e a melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais e das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor.

Ainda reclamada é uma "humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede", um "efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes" e o "reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+