Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve na Carris teve 5% de adesão, diz empresa. Sindicatos admitem paralisação "irregular"

06 abr, 2023 - 20:13 • Lusa

Carris diz que a média de serviços suprimidos desde segunda-feira é de cerca de 4%. STTRUP admite maior adesão nas estações da Musgueira e Miraflores.

A+ / A-

A greve parcial dos trabalhadores da Carris, decretada por um sindicato e que decorre até sexta-feira, registou até agora uma adesão de cerca de 5% dos motoristas, informou esta quinta-feira a empresa de transportes públicos de Lisboa.

Igualmente contactado pela Lusa, Manuel Leal, do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal(STTRUP), disse que a paralisação tem decorrido de forma "irregular de estação para estação", com maior adesão nas estações da Musgueira e Miraflores.

Para o feriado de sexta-feira, Manuel Leal admitiu que são esperados "efeitos muito mais limitados", não sendo "expectáveis níveis de adesão significativos" como os sentidos durante a semana.

Também à Lusa, a Carris referiu que desde segunda-feira se "tem verificado uma média diária de 3,8% de serviços [viagens] suprimidos, correspondente a uma adesão de cerca de 5% dos trabalhadores".

Em 15 de março, a Carris anunciou um acordo com quatro sindicatos, em que os trabalhadores teriam um aumento salarial de 70 euros, ficando de fora o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal, ligado à Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

O STRUP pedia um aumento salarial na ordem dos 100 euros, assim como um horário diário de sete horas de trabalho e rendições dos funcionários junto às estações.

Perante a proposta salarial submetida pela administração da transportadora lisboeta de autocarros e elétricos, decorreu um plenário do sindicato, no qual cerca de 200 trabalhadores decidiram a marcação de uma greve às duas primeiras horas e últimas horas (no serviço de cada trabalhador) durante uma semana.

De acordo com a transportadora, foram decretados serviços mínimos, por deliberação do Tribunal Arbitral, nomeadamente o funcionamento em 25% do regime normal das carreiras 703, 708, 735, 736, 738, 742, 744, 751, 755, 758, 760 e 767, além do funcionamento do serviço especial de pessoas com mobilidade reduzida, de acordo com os pedidos de transporte.

Aquando do plenário, e sobre o aumento salarial de 100 euros, Manuel Leal adiantou à Lusa que, depois da mais recente reunião, realizada em fevereiro, "a administração não chegou a dar resposta", mas "assumiu continuar as negociações do restante clausulado do acordo da empresa".

Segundo um comunicado do STRUP, "a proposta de 70 euros apresentada pela administração é insuficiente e não responde àquilo que os trabalhadores desejam e merecem", além de os salários não refletirem os "ganhos de produtividade" da Carris ou o aumento do custo de vida.

A Carris é responsável pelo serviço de transporte público urbano de superfície de passageiros na cidade de Lisboa, sendo, desde 01 de fevereiro de 2017, gerida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+