Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gouveia e Melo. Falha da missão do navio "Mondego" teve origem em "erro humano"

05 abr, 2023 - 13:22 • Lusa

"O último incidente não teve origem em problemas mecânicos ou da plataforma, foi um erro humano que estamos a investigar", afirmou o chefe de Estado-Maior da Armada.

A+ / A-

O chefe de Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, afirmou esta quarta-feira que o último incidente com o navio "Mondego", que teve de abortar a missão nas Ilhas Selvagens, teve origem "num erro humano" que a Marinha está a investigar.

"A única coisa que posso dizer é que a Marinha não mente e que o último incidente não teve origem em problemas mecânicos ou da plataforma, foi um erro humano que estamos a investigar", afirmou Gouveia e Melo.

O CEMA referia-se ao incidente que, no passado dia 27 de março, impediu o Mondego de cumprir uma missão na Madeira. De acordo com um comunicado da Marinha divulgado na segunda-feira, a causa da paragem súbita de quatro motores diesel, dois geradores elétricos e dois propulsores, resultou de baixos níveis de combustível no tanque de serviço que alimenta os respetivos motores e geradores.

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado-Maior da Armada recusou comentar as estratégias dos advogados dos 13 militares que se recusaram a cumprir uma missão.

No passado dia 11 de março, o NRP [Navio da República Portuguesa] Mondego falhou uma missão de acompanhamento de um navio russo a norte da ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, após 13 militares terem recusado embarcar, alegando razões de segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    05 abr, 2023 PORTUGAL 13:19
    Pois é Senhor Advogado e agora? Falta de COMBUSTÍVEL levou a este CAOS. Sabe uma coisa? Eu ( EU) vou explicar. Na altura da minha vida de militar, TODOS os dias as viaturas iam ENCHER os depósitos às 17,30 horas na cidade de Silva Porto ao quartel dos Dragões na mesma cidade. As viaturas alinhavam em fila, na parada, e seguiam até ao REABASTECIMENTO. Estavam dispensadas AS que tinham sido reabastecidas no dia anterio SE nesse dia tivessem estado paradas. Ora os depósitos do COMBUSTÍVEL do Navio deveriam estar sempre CHEIOS para saírem sempre que preciso. Infelizmente neste PAÍS há quem queira SER político sem saber o que são obrigações.

Destaques V+