Tempo
|
A+ / A-

"Qualquer ofensa contra agentes da autoridade é uma ofensa a todos nós", diz ministro

03 abr, 2023 - 14:06 • Ricardo Vieira, com Ana Fernandes Silva

José Luís Carneiro condena incidentes durante a manifestação pela habitação, em Lisboa.

A+ / A-
Manifestação termina em confrontos. Veja as imagens
Manifestação termina em confrontos. Veja as imagens

Veja também:


Uma agressão contra um agente das forças de segurança é uma agressão contra todos nós, afirmou esta segunda-feira o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Em declarações aos jornalistas em Matosinhos, José Luís Carneiro comentou assim os incidentes polícias e manifestantes durante a manifestação pela habitação, em Lisboa.

“Qualquer ofensa contra os agentes da autoridade é uma ofensa a todos nós, ao Estado de Direito, que se baseia em normas e tem fundamentos democráticos que resultam da legislação. Qualquer ofensa àqueles que velam pelo cumprimento da legalidade é uma ofensa ao Estado de Direito e ao povo português”, declarou o ministro da Administração Interna.

O secretário-geral comunista, Paulo Raimundo, demarcou-se esta segunda-feira dos confrontos na manifestação de sábado pelo direito à habitação, em Lisboa, considerando-os lamentáveis, mas salientando que o protesto ficou marcado pelas reivindicações dos manifestantes e não pelos distúrbios.

“Não acompanhamos a expressão final desse protesto, nas condições que aqui identificou, mas aquilo que marca não foram esses lamentáveis incidentes, o que marca são aqueles milhares de pessoas que saíram à rua por justas razões, que tiveram e que continuam a ter”, declarou.

Dois agentes da PSP ficaram feridos em confrontos com manifestantes durante a manifestação de sábado.

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) criticou, no domingo, o silêncio do Governo e do Presidente da República sobre os confrontos de sábado, durante a manifestação pelo direito à habitação, em Lisboa, que provocou ferimentos em dois agentes da PSP.

Em declarações à Renascença, Paulo Macedo, do SPP, acusa a tutela de ser rápida no anúncio de medidas punitivas, mas lenta na defesa dos polícias.

“Sempre que acontece alguma situação em que haja algum tipo de dúvida, a tutela e quem nos representa vem logo acusar ou informar que está a ser aberto um processo disciplinar, e neste caso gostaríamos de ver o Sr. ministro, o Governo, a defenderem os polícias que estiveram a efetuar o seu trabalho e não vimos ninguém vir a terreiro, mesmo o Sr. Presidente da República, a defender os polícias e o trabalho dos polícias”, lamenta o dirigente do SPP.

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia pede, ainda, iniciativas legislativas que acabem com o que diz ser o clima de impunidade que se vive, numa altura em que são comuns os episódios de violência contra os agentes da PSP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+