Tempo
|
A+ / A-

Marinha: Problema no "Mondego" deveu-se a falta de combustível

03 abr, 2023 - 19:10 • Ricardo Vieira

Após a reposição de combustível no tanque de serviço os dois geradores e os dois propulsores arrancaram sem problemas, sublinha a Marinha.

A+ / A-

O problema que impediu o navio "MRP Mondego" da Marinha de realizar uma missão deveu-se a "baixos níveis de combustível", revela a Marinha, em comunicado enviado esta segunda-feira à Renascença.

"O navio encontra-se operacional e a causa da paragem súbita de quatro motores diesel, dois geradores elétricos e dois propulsores, resultou de baixos níveis de combustível no tanque de serviço que alimenta os respetivos motores e geradores", explica a Armada.

Após a reposição de combustível no tanque de serviço os dois geradores e os dois propulsores arrancaram sem problemas, sublinha o comunicado.

"O navio está recuperado e já navegou hoje. Estão em curso averiguações para apurar o que falhou na resposta ao mecanismo de alerta de nível baixo de combustível no tanque de serviço e reposição deste por trasfega de um dos nove tanques de reserva existentes a bordo."

Na noite de 27 de março, a cerca de oito quilómetros a sul do Porto do Funchal, em direção às Selvagens, o NRP “Mondego” perdeu subitamente os dois geradores elétricos e os dois motores de propulsão.

"O navio esteve sempre seguro, tendo sido chamados dois rebocadores que o rebocaram, sem incidentes, para o Porto do Caniçal", garante a Marinha.

O gabinete do almirante Gouveia e Melo adianta que "o tempo que mediou a reposição do navio ao serviço deveu-se à necessidade de recolher evidências sobre as causas do incidente e registar o estado da plataforma".

"Este processo envolveu, desde logo, a necessidade de testar a qualidade de combustível de todos os tanques a fim de excluir a paragem destes por motivos de degradação do mesmo, o que levou o navio a estar inativo, sem geradores elétricos, dois dias. Neste período o Mondego foi apoiado pelo NRP “Setúbal” atracado no mesmo cais", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    04 abr, 2023 Eu 07:22
    Dificil conter o riso quando se leem desculpas tão esfarrapadas como esta...
  • Digo
    03 abr, 2023 Eu 19:22
    Como se os navios, principalmente os militares, não tivessem n sistemas que dão redundância de informações, e que em caso de avaria de um qualquer, lá não estivessem outros. Quem acredita nisto que a Marinha engendrou, acredita em tudo, desde a Fada dos Dentes, ao Coelhinho da Páscoa.

Destaques V+