Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Habitação. Manifestação em Lisboa terminou com confrontos

01 abr, 2023 - 20:02 • Sandra Afonso e redação

Na praça Martim Moniz, ponto de chegada da marcha, a detenção de duas pessoas fez subir a tensão.

A+ / A-

A manifestação “Casa para viver” em Lisboa, marcada para este sábado, terminou com confrontos.

Na praça Martim Moniz, ponto de chegada da marcha, a detenção de duas mulheres fez subir os ânimos.

Em resposta a insultos e objetos arremessados, a PSP carregou sobre manifestantes.

“As meninas foram detidas porque estavam sem documentos. Os companheiros de manifestação ficaram assustados”, contou Carolina Abreu, da STOP Despejos, à Renascença.

“Elas estão a pedir para diminuir a pressão aqui fora, porque estão dispostas a ir até à esquadra. O problema é falta de documentos. Os companheiros [aqui fora] estão desconfiados, preocupados que seja uma atitude fascista", explicou.

Em comunicado, a PSP fez saber que as "duas manifestantes provocaram danos em diversos estabelecimentos comerciais, pintando as respetivas paredes e montras".

"Os polícias que procediam à abordagem foram cercados e atacados, através de agressões físicas, com contato direto, do arremesso de pedras e de garrafas de vidro, pelo que optaram por entrar num supermercado ali existente, para se protegerem e protegerem as duas manifestantes abordadas."

Outros manifestantes "tentaram forçar a entrada no supermercado, pelo que foi necessário o uso da força e meios coercivos de baixa potencialidade letal, bem como mobilização de reforços policiais para conter as agressões em curso".

Várias viaturas da polícia na zona foram vandalizadas.

Ao início da noite, muitos manifestantes estavam ainda reunidos, em vigília, no Martim Moniz.

Habitação. Intervenção policial
Habitação. Intervenção policial
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    01 abr, 2023 PORTUGAL 20:34
    " UMA ATITUDE FAX(sc)ISTA " desconfiam os manifestantes. Pois é meus amigos, diga agora alguém que EU ( eu ) tenho jeito para POLÍTICO. Lembram-se EU ter dito aqui há uns tempos que os SINAIS do DESCONTENTAMENTO estavam aí e em estado de bola de neve? O que aconteceu no Martim Moniz não pode ser considerado uma AFRONTA fascista, pois estamos debaixo de um REGIME SOCIALISTA. Esta REPRESSÃO policial só pode ser considerada uma ACÇÃO de DITADURA de esquerda, quer queiram ou não. NÃO CONFUNDAM as coisas quando não são confundiveis. Ao ouvir o Secretário Geral do PS dizer que É bom haver pluralidade de manifestações, nunca pensei que fosse USADA porrada para DETER duas Pessoas. Agora que a PORRADA foi mostrada, sem regozijo, digo que gostei de ver LÁ no meio os COMPADRES da geringonça. Gostei, porque não vai TARDAR muito que iremos ter um REGIME TOTALITÁRIO trauliteiro de esquerda. Embora hoje seja o dia das mentiras, nunca se esqueçam que a PANCADARIA em Lisboa foi de VERDADE e não brincadeira nenhuma. Mais uma VEZ os alerto, ABRAM os olhos enquanto há tempo.
  • Americo
    01 abr, 2023 Leiria 20:06
    Stop despejos !!!!! Não pagar rendas!!!!! Ocupar casas !!!!? Está tudo doido? O preço para manter Costa no poder está a " ficar caro" aos Portugueses .
  • Cidadao
    01 abr, 2023 Lisboa 19:24
    A agitação não vem dos Tugas, um povo envelhecido, quebrado e há muito, completamente vencido, sem qualquer estaleca para virar a mesa - se a tivesse, cuidado Costa! Quanto muito, e como estão revoltados, seguiram os estrangeiros que vivem entre nós, e esses têm sangue na guelra e são de outra massa.

Destaques V+