Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ensino Superior. Quase 55 mil vagas, Medicina ganha 7 lugares

01 abr, 2023 - 23:59 • Fábio Monteiro

O concurso nacional de acesso ao ensino superior conta com mais 372 vagas do que no ano passado. Face a 2022, o número de vagas em licenciaturas em Educação Básica é um dos que mais aumenta: 12%.

A+ / A-

O concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2023 irá contar com um recorde de 54.733 vagas, mais 372 do que no ano passado.

O número de vagas dos concorridos cursos de Medicina é um dos que cresce – mas apenas ligeiramente: mais 7 vagas (um total de 1.541) do que em 2022.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é previsível que o número de vagas de Medicina “venha ainda a aumentar dado que pela primeira vez, as vagas não ocupadas nos concursos especiais para titulares do grau de licenciado reverterão para a 1.ª fase do concurso nacional de acesso, maximizando-se assim a utilização das vagas disponíveis em Medicina nas instituições de ensino superior públicas”.

Face a 2022, o número de vagas em licenciaturas em Educação Básica é um dos que mais aumenta: 12%, mais 100 vagas.

No concurso deste ano, pela primeira vez “será disponibilizado um contingente prioritário de estudantes carenciados economicamente, com 2% de vagas para cada ciclo de estudos (ou 2 vagas) para candidatos beneficiários de ação social escolar”.

Os lugares em áreas de competências digitais aumenta 2%, em comparação ao ano passado sendo disponibilizadas 9.127 vagas

Foram ainda fixadas 8.990 vagas em formações apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) e atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026.

Segundo o Governo, a divulgação de vagas, “com uma relevante antecedência face ao momento da candidatura, cumpre um dos objetivos da revisão do sistema de acesso ao ensino superior já que garante que todos os candidatos possam conhecer antecipadamente os ciclos de estudo e vagas disponíveis e favorece uma decisão mais ponderada no momento de inscrição para os exames nacionais”.

A apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional decorre entre 24 de julho e 7 de agosto, para candidatos com ensino secundário e provas de ingresso portuguesas. Consulte aqui o calendário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+