Tempo
|
A+ / A-

Linha de Aconselhamento Psicológico. Mais de 210 mil chamadas atendidas em três anos

01 abr, 2023 - 18:44 • Redação

Só este ano a linha já recebeu 17 mil chamadas, aproximando-se de uma média de 200 atendimentos diários.

A+ / A-

Nos últimos três anos, mais de 210 mil pessoas procuraram apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do Serviço Nacional de Saúde (SNS24).

Só este ano a linha - lançada em plena pandemia, precisamente neste dia, a 1 de abril de 2020 - já recebeu 17 mil chamadas, aproximando-se de uma média de 200 atendimentos diários.

Disponível também em língua inglesa, desde 2022, o aconselhamento psicológico do SNS 24 passou a garantir resposta às pessoas não falantes de português, somando, até à data, mais de 3.400 chamadas.

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, na sua maior parte, “as chamadas recebidas estão relacionadas com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise”.

Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, “a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+