Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia Judiciária

Detidos três suspeitos de tráfico de pessoas e escravatura na região Centro

31 mar, 2023 - 16:58 • Redação

Foi resgatada uma mulher de 36 anos com um filho menor que se encontrava escravizada há 23 anos em Castelo Branco.

A+ / A-

Dois homens e uma mulher de 35, 52 e 53 anos foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) através da diretoria do Centro, por suspeita de crimes de tráfico de pessoas para exploração laboral e escravidão.

Num comunicado enviado esta sexta-feira às redações, a PJ indica que "os arguidos, de forma concertada e organizada, desde há vários a esta parte, vinham recrutando pessoas fragilizadas, com carências económicas e em processos de exclusão social, que ludibriavam com promessas de emprego bem remunerado, em explorações agrícolas em Espanha e Portugal".

Os três arguidos intermediavam "junto de vários empregadores o fornecimento deste tipo de mão-de-obra". As vítimas eram "controladas sob ameaça e coação" e os arguidos mantinham na sua posse a "quase totalidade dos proventos auferidos, através da apropriação do dinheiro que os empresários lhe entregavam para pagamento dos salários".

Durante a investigação, e em colaboração com a GNR, a PJ resgatou uma mulher de 36 anos de idade e com um filho menor que se encontrava escravizada há 23 anos por este grupo em Castelo Branco. A mulher rabalhava em várias companhias agrícolas e não só não recebia qualquer tipo de remuneração como era obrigada a entregar as prestações sociais que recebia mensalmente do Estado.

Para esta investigação contribuíram ainda as Equipas Multidisciplinares Especializadas de Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, na vertente do acolhimento e estabilização emocional de mãe e filho, adianta a PJ, cuja operação para localizar e deter os suspeitos contou ainda com a participação dos Comandos Distritais da PSP de Castelo Branco e Portalegre.

Os três detidos já foram presentes a tribunal para primeiro interrogatório e vão ficar em prisão preventiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+