Tempo
|
A+ / A-

Pilotos da TAP desconvocam greve prevista para a Páscoa

29 mar, 2023 - 17:11 • Marta Pedreira Mixão

A paralisação estava prevista entre os dias 7 e 10 de abril.

A+ / A-

O Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) desconvocou a greve de quatro dias prevista para a Páscoa, entre 7 e10 de abril, confirmou a Renascença.

A greve foi desconvocada depois de o Ministério das Finanças ter dado o aval ao acordo assinado com a administração da TAP, sobre a restituição dos direitos laborais dos pilotos, uma exigência do sindicato para desconvocar a paralisação.

Assim, as próximas horas, o sindicato de pilotos e aviação civil vai então retirar os pré-avisos de greve previstos.

O anúncio oficial foi feito, esta quarta-feira, através de nota enviada à administração da TAP, na qual o sindicato informa que cancela o "pré-aviso".

“Vimos informar (…) que por deliberação da Direção do SPAC mandatada pela Assembleia de Empresa de 23 de Março de 2023, foi deliberado revogar o Pré-Aviso de Greve dos Associados do SPAC, ao serviço da TAP Portugal, decretado para os dias 7, 8, 9 e 10 de Abril de 2023, por se ter verificada a condição da qual o mesmo dependia. Deste modo, é dado sem efeito o pré-aviso de greve enviado no passado dia 23 de abril”, lê-se na nota do SPAC.

Entre os temas incluídos no protocolo negociado entre o SPAC e a TAP estão o acordo sobre a integração de pilotos despedidos perante a necessidade de contratação e retenção de talento, o pagamento aos oficiais pilotos com funções de comando em cruzeiro e do dia de serviço de assistência no aeroporto e dos simuladores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+