Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Navio NRP Mondego volta a avariar e é rebocado

28 mar, 2023 - 11:02 • Redação

Embarcação terá voltado a falhar nova missão, na Madeira.

A+ / A-

O navio NRP Mondego voltou a sofrer uma avaria. A informação está a ser avançada pela RTP, e confirmada pela Renascença, esta terça-feira.

Segundo a televisão pública, o navio estava a caminho das Ilhas Selvagens quando avariou, esta madrugada. Teve de ser rebocado de volta para o Porto do Caniçal, na Madeira.

Fonte do Exército disse à Renascença que o navio teve um corte total de energia no meio do mar, quando se deslocava para as Selvagens.

A embarcação iria em missão para fazer a rendição da equipa de vigilantes e teve de ser rebocada para o Caniçal, devido a falhas nos motores, ainda a fonte militar.

Entretanto, em comunicado, o Comando da Marinha da Zona Marítima da Madeira adiantou que "o NRP [Navio da República Portuguesa] 'Mondego' largou ontem [segunda-feira], pelas 22h20 horas, do porto do Funchal por forma a efetuar a rendição dos agentes da Polícia Marítima e de elementos do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza nas Ilhas Selvagens, tendo, por motivos de ordem técnica, regressado, ao inicio da manhã de hoje, ao porto do Caniçal, em segurança".

O comunicado adianta que o navio "será objeto, ainda hoje, de uma inspeção técnica por parte de peritos da direção de Navios, que se deslocarão à ilha da Madeira".

Segundo a mesma autoridade, a rendição dos elementos destacados nas Ilhas Selvagens será assegurada hoje pelo navio 'Setúbal'.

Era a primeira missão depois da polémica que levou 13 militares a recusarem embarcar no Mondego para acompanhar uma embarcação russa que passava ao largo da Madeira.

[notícia atualizada às 12h44 de 28 de março de 2023]

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    28 mar, 2023 Lisboa 11:06
    As avarias reparam-se no estaleiro, ou no porto se não forem graves. Não se reparam por negação dos factos, nem com retórica às bateladas a negar as evidências. Consequências? Nenhumas. Mas pergunto: é para ter as Forças Armadas a dar espetáculos destes, que o ano passado se gastou 2 250 Milhões de Euros na dita Defesa?

Destaques V+