Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Nacional do Dador de Sangue

Sangue. Portugal precisa de "mais 40 mil a 45 mil novos dadores" para evitar rutura

27 mar, 2023 - 10:07 • André Rodrigues

Presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue admite que a população dadora está envelhecida: " preocupa-nos o que vai acontecer às dádivas de sangue daqui a 10 ou 15 anos”.

A+ / A-

A população de dadores de sangue está a ficar cada vez mais envelhecida, alerta o presidente da Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES).

Em declarações à Renascença, Alberto Mota defende que, para evitar situações de falta de stock de sangue nos hospitais portugueses, seriam necessários “mais 40 mil a 45 mil novos dadores todos os anos”.

“Tudo indica que no ano de 2022 tivemos um número de dadores muito parecido com 2021: tivemos cerca de 35 mil dadores novos pela primeira vez. Nós precisamos de ter esses 35 mil dadores todos os anos e, ao reforçar, o ideal seria termos na casa dos 40 mil a 45 mil pessoas todos os anos para ter alguma estabilidade para o futuro”, acrescenta.

Alberto Mota reconhece que a população dadora de sangue em Portugal está envelhecida e que falta, ainda, ter mais pessoas jovens entre os dadores regulares.

Na faixa etária dos 44 aos 65 anos, “estão cerca de 90 mil a 95 mil dadores. E temos uma faixa dos 18 aos 34, muito mais baixa, por isso nós precisamos de rapidamente alterar o sentido da idade de doação”.

No terreno, a FEPODABES faz um esforço para sensibilizar potenciais futuros dadores, “seja nas escolas, seja nas faculdades, para tentar captar novos dadores para o imediato e mesmo para o futuro, porque com esta faixa de idades que nós neste momento temos, preocupa-nos o que vai acontecer às dádivas de sangue daqui a 10 ou 15 anos”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+