Tempo
|
A+ / A-

Número de médicos estrangeiros em Portugal bate recorde

27 mar, 2023 - 10:34 • Olímpia Mairos

No final de 2022, havia 4.503 estrangeiros inscritos na Ordem dos Médicos. Médicos de países não comunitários têm de revalidar o seu diploma de Medicina e o processo é longo e moroso.

A+ / A-

O número de médicos estrangeiros a exercer funções em Portugal atingiu um novo recorde, em 2022.

O jornal Público escreve esta segunda-feira, citando dados avançados pela Ordem dos Médicos, que no fim do ano passado havia um total de 4.503 médicos inscritos, a maioria dos quais espanhóis (1.681).

Os médicos que chegam a Portugal são provenientes de vários países da União Europeia, com destaque para Espanha e Itália, mas são sobretudo os brasileiros que estão a contribuir para a escalada desta estatística.

Entre 2018 e 2022, dos 844 imigrantes que obtiveram cédula profissional, metade vieram do Brasil.

Salvaguardando que não é fácil quantificar com rigor quantos serão os médicos estrangeiros, porque o processo é árduo e moroso e uma parte significativa vai ficando pelo caminho, o jornal adianta que os números de médicos estrangeiros devem ser ainda superiores.

Só em 2022, inscreveram-se 222 novos médicos estrangeiros na Ordem dos Médicos e 141 são brasileiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+