Tempo
|
A+ / A-

Oeiras

Moradores de Miraflores apresentam queixa ao Ministério Público sobre urbanização polémica. Quercus pode fazer o mesmo

24 mar, 2023 - 07:00 • João Cunha

No Parque dos Cisnes, em Miraflores, que está a nascer ao lado da Ribeira de Algés, não estarão a ser cumpridas regras de urbanismo. Preocupada com a situação, uma associação de moradores decidiu apresentar uma queixa ao Ministério Público. E denunciou o caso ao Provedor da Arquitetura. A Associação Ambientalista Quercus poderá vir a fazer o mesmo, junto da Procuradoria-Geral da República e da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

A+ / A-

Veja também:


Nos 23 lotes que ocupam os cerca de oito hectares de terreno do Parque dos Cisnes, em Miraflores, no concelho der Algés, estão a nascer edifícios que não estarão a cumprir as regras do RGEU - o Regimento Geral das Edificações Urbanas. E por isso mesmo, Pedro Fonseca, da Associação de Moradores de Miraflores que, ainda para mais, é arquiteto, decidiu apresentar uma queixa ao Ministério Público.

"Há incumprimento, sobretudo ao nível do afastamento dos edifícios, que não cumprem uma lei básica do RGEU, que é a lei dos 45 graus da sua fachada, que prevê que a altura da fachada deverá estar livre na sua frente".

Imagine um edifício com 14 andares com cerca de 40 metros de altura. No topo da fachada, estabelece-se um ângulo de 45 graus e toda a área frente á fachada incluída nesse ângulo não pode ter construção. Não cumprindo esta regra, há quartos e salas em penas de edifícios que estão a cerca de 15 metros de distância dos edifícios vizinhos.


“Todos os edifícios têm um piso a mais, nomeadamente com piscinas, espaços de lazer e apartamentos que não cumprem o loteamento", Pedro Fonseca, Associação de Moradores de Miraflores.


Outra irregularidade: lotes de utilização pública, segundo a planta do projeto - que passam a lotes de utilização privada.

"Há um espaço designado na planta como espaço exterior privado com ónus de utilização pública, que passou a ser de utilização privada, porque nele vão ser instaladas as piscinas destes edifícios. Não se pode contrariar um jardim comum", lamenta Pedro Fonseca.

Mas há mais: o que as plantas comerciais mostram não corresponde ao que está a ser construído.

“Todos os edifícios têm um piso a mais, nomeadamente com piscinas, espaços de lazer e apartamentos que não cumprem o loteamento. O que tem implicações em todas as áreas brutas de construção, porque o edifício tem um determinado limite de área de construção e tem áreas de construção acima do previsto".

Pedro Fonseca fez as contas. "Somando as áreas dos apartamentos com as áreas dos terraços e das varandas, percebe-se que têm área de construção a mais. Num dos lotes, identifiquei quase mil metros quadrados a mais".

Face às irregularidades, só resta uma solução.

"Estes projetos têm de ser revistos. Porque em última análise, a licença de habitação não pode ser emitida para estes apartamentos. Será uma ilegalidade muito grande se a licença de habitação for emitida pela Câmara Municipal de Oeiras".

Carlos Moura, da Direção Nacional da Quercus, analisou o local. E a conclusão foi óbvia.

"O que a Quercus fez foi uma análise sobre uma possível construção em leito de cheia. E o que verificamos é que existe esta ocupação, e assim sendo, legalmente e eticamente, a construção nestas condições é reprovável".

Agora, será a Direção Nacional da Quercus a decidir pela apresentação de uma queixa ao Ministério Público e à Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Carlos Moura espera que a autarquia faça prova que as entidades que se pronunciam sobre o licenciamento daquelas construções deram parecer positivo.

"Não vi o processo de licenciamento", ressalva Carlos Moura, mas "caberia á Camara Municipal de Oeiras fazer a prova de que estas entidades se pronunciaram de um ponto de vista em relação a estes licenciamentos, nomeadamente a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo em relação a esta construção em leito de cheia".


"A operação urbanística foi objeto de análise e informação favorável ao seu deferimento". Camara Municipal de Oeiras


Por escrito, o Município de Oeiras confirma ter rececionado, no final do ano passado, um pedido de informação do Ministério Público, relativo a uma queixa sobre o Parque dos Cisnes a que deu resposta.


Garante o município que “todas as operações urbanísticas submetidas a controlo prévio municipal são sujeitas a uma rigorosa análise por parte da equipa técnica afeta ao serviço de urbanismo, que se encontra devidamente habilitada a proceder à sua apreciação à luz das disposições legais e regulamentares aplicáveis, em particular no que respeita ao respetivo enquadramento nos instrumentos de gestão territorial em vigor”.

No caso em concreto, a operação urbanística foi objeto de análise e informação favorável ao seu deferimento.

A autarquia esclarece ainda que o alvará de loteamento permitiu uma redução da volumetria prevista, e que assim, o número de pisos aprovado nos processos de obra de construção cumpre o número de pisos aprovado na operação de loteamento, variável consoante o lote. E que a operação de loteamento, com 13 ou 14 andares advêm do Plano de Pormenor do Vale de Algés, onde estava previsto para esta área um máximo de 15 pisos.

Por fim, devido a um aditamento ao alvará de loteamento, antecedido por um procedimento de consulta pública, a autarquia indica que a área com ónus de utilização pública deu de facto lugar a uma área de utilização privada.

Questionada sobre se emitiu algum parecer sobre o Parque dos Cisnes, a CCDR-LVT - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo - indica não ter detetado documentos ou processos referentes ao referido Parque.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Mendonça
    25 abr, 2023 Miraflores 23:04
    E m Janeiro do presente ano enviei um mail à APA - Agencia Portuguesa do Ambiente onde descrevi o atentado que se estava a fazer na margem da ribeira de Algés onde solicitava que me esclarecesse se as construções que estavam a iniciar respeitavam as normas estabelecidas e se não iriam agravar a situação de cheias que se viessem verificar no futuro. Passaram 4 meses e ainda não recebi qualquer resposta. Julgava que as entidades oficiais eram suficientemente corretas dando cumprimento à elementar pratica de esclarecimento dos cidadãos respondendo à correspondência enviada. Infelizmente assim não sucede..
  • José Martins
    28 mar, 2023 Miraflores 10:44
    A terra foi esventrada até às entranhas e laqueado após lhe terem retirados uma infinita quantidadede água a derramar dia e noite para a Ribeira de Alges em nome do propalado “ crescimento” seja a que título for. Junto de um Jardim que é o próximo a sofrer as consequências. Que diria o Prof. Caldeira Cabral desde “espetáculo” arrepiaste !!!
  • Maria de Carvalho
    26 mar, 2023 Alges 00:01
    Lamento que só agora se esteja a tentar denunciar um projecto que eu já já muito, desde que comecei a ver as fundações tentei alertar várias pessoas para o facto, até cheguei a falar com os trabalhadores da obra para perceber o que ali se estava a construir e perguntei se já havia alguma diligência dos moradores para impedir que as construções continuassem e a resposta foi que não havia qualquer contestação, o que me deixou desolada, pois estava a roubar espaço ao jardim e as construções estavam a ser feitas na linha de água da ribeira de Alges! Meu DEUS como é possível? Como é que neste concelho tudo é possível, roubam-nos espaços públicos que nos impedem de passearmos, espaços públicos que nos impedem de estacionar as nossas viaturas para dar lugar à cobrança as lucros de uma Empresa Fantasma designada por Parques Tejo, sem que ninguém se tenha revoltado, insurgido e permitindo tudo o que querem sem prévia consulta pública. Continuem a votar no Isaltino e depois queixem-se😫😫
  • Mario Mendes
    25 mar, 2023 Oeiras 22:27
    Camara oeiras rendida ao lobby do imobiliário com vários exemplos recentes: 2 torres 19 andares no espargal paço arcos,projecto antas sul perto marginal, edificio sede autarquia no forum oeiras etc
  • Henrique Belmar da C
    25 mar, 2023 Miraflores 15:49
    Justificava-se uma acção popular por parte da Quercus e tal seria muito mais eficiente do que aguardar pela intervenção do MP
  • Pedro Rodrigues
    24 mar, 2023 Linda a velha 16:24
    É o parque dia Cisnes é as torres junto do farol em Carnaxide é as futuras torres do Espargal, isto sem contar com o projeto idealizado para os terrenos da extinta Lusalite. Este Isaltino Morais só pensa em betão e mais betão. Dos poucos espaços verdes existentes em Linda a Velha ( Quinta dos Aciprestes) vai nascer habitação. Está na hora de o MP investigar todos estes processos
  • Micael
    24 mar, 2023 Lisboa 15:27
    As pessoas queixam-se de falta de habitação, mas depois querem impedir a construção da mesma. Assim não vamos lá....
  • Maria Andrea Andrade
    24 mar, 2023 Miraflores Alges 11:23
    É um escândalo o que se está a passar em Miraflores. O excesso de construção , completamente em cima do parque com construção em qualquer triângulo de terreno como o que vão fazer junto á rotunda da Repsol. Continuam sem abril a entrada da Cril diretamente para Algés, entrada essa que está a ser bloqueada com um estacionamento automóvel. Imaginemos como vai ser o caos com o aumento do trânsito já ele completamente congestionado nos dias de hoje com o aumento de todos estes prédios. Uma vergonha. Mais uma vez o dinheiro e a ganância a falar mais alto.

Destaques V+