Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pilotos da TAP apresentam pré-aviso de greve para a Páscoa

23 mar, 2023 - 23:06 • Ricardo Vieira e José Carlos Silva

Em causa está o acordo de empresa negociado com a administração da TAP. A notícia é conhecida na semana em que a companhia aérea apresentou lucros de 65 milhões de euros.

A+ / A-

Os pilotos da TAP avançam com um pré-aviso de greve para semana da Páscoa, entre 7 e 10 de abril, confirmou a Renascença.

Em causa está o acordo de empresa que foi negociado com administração da TAP, mas que, segundo o sindicato, não foi autorizado pelo Governo.

“Para nosso espanto, os ministérios [das Finanças e das Infraestruturas] não aprovaram nem deram autorização para este acordo e isto para nós tem uma linha vermelha que é a sinceridade”, disse à Renascença o presidente do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC), Tiago Faria Lopes.

A administração da TAP “portou-se exemplarmente”, fechou o acordo com o Sindicato dos Pilotos, “mas no final disse que o protocolo poderá ser válido, mas se as Finanças ou as Infraestruturas disserem que não a validade é nula”, explica o presidente do SPAC.

Não há uma decisão do Governo, até à data, o que é “desleal e desonesto”, lamenta.

OuvirPausa
Governo está a ser “desleal e desonesto”, diz Tiago Faria Lopes

Os pilotos avançam com o pré-aviso de greve para a Páscoa, mas continuam disponíveis para negociar.

Se o Governo der o aval ao acordo os pilotos “naturalmente” desconvocam a greve para a Páscoa, “mas é muito triste ter que chegar a este ponto”, afirma Tiago Faria Lopes.

A notícia é conhecida na semana em que a companhia aérea apresentou lucros de 65 milhões de euros, referentes a 2022.

"A TAP encerrou o ano de 2022 com um lucro líquido de 65,6 milhões de euros, um aumento de 1.664,7 milhões de euros em relação ao ano anterior", informou a transportadora aérea, em comunicado.

O plano de reestruturação da TAP, aprovado pela Comissão Europeia no final de 2021, previa que a companhia aérea começasse a dar lucro em 2025 e que obtivesse um resultado operacional positivo em 2023, algo que a empresa atingiu no primeiro semestre de 2022.

A companhia aérea regressou assim aos lucros, que tinha registado pela última vez em 2017, altura em que o grupo obteve um resultado positivo que rondou os 21 milhões de euros.

A CEO e o chairman da TAP, Christina Ourmières-Widener e Manuel Beja, respetivamente, foram demitidos pelo Governo, na sequência do caso da indemnização à ex-gestora Alexandra Reis.

Luís Rodrigues foi anunciado como novo administrador da TAP, mas só deverá tomar posse nas próximas semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+