Tempo
|
A+ / A-

Douro debate no sábado o futuro da região

24 mar, 2023 - 08:49 • Olímpia Mairos

A iniciativa é da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial que através de um ciclo de debates quer ajudar a refletir sobre os principais desafios da região.

A+ / A-

A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM) vai promover um ciclo de debates em torno dos grandes desafios da Região do Douro com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre a região e perspetivar soluções para alguns dos temas centrais para o desenvolvimento do território.

A sessão inaugural terá lugar no dia 25 de março pelas 15 horas no Museu do Douro na Régua e tem como tema de fundo o “O futuro da ferrovia no Douro”, contando com a presença de conhecidos especialistas na área.

Em comunicado, a organização explica que este primeiro debate vai abordar o Plano Nacional Ferroviário, enquanto instrumento que irá definir a rede ferroviária que assegura as comunicações de interesse nacional e internacional em Portugal.

“O plano tem sido objeto de uma ampla discussão pública tendo como propósito planear uma rede ferroviária para um horizonte de médio e longo prazo, afirmando-se como um modo de transporte de elevada capacidade e sustentabilidade ambiental. É neste quadro de debate nacional sobre o futuro da ferrovia que importa considerar a linha do Douro, enquanto via estruturante para a mobilidade do Douro e um ativo estratégico para o desenvolvimento do turismo na Região”, lê-se no documento.

Recorde-se que a Associação Vale D’Ouro defende a criação de um novo corredor ferroviário entre Porto e Madrid, via Trás-os-Montes, argumentando que esta proposta “permitirá ligar o Douro diretamente ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, uma estrutura determinante para os fluxos turísticos”.

O próximo debate está projetado para o mês de maio e tem como tema central o novo ciclo de programação de fundos comunitários Portugal 2030 e o seu impacto no Douro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+